Bate-Papo Seguro: Nortix segue firme no combate contra fraudes no Brasil

Com uma estratégia desenvolvedora, a Nortix cria soluções no combate à fraude no Brasil. Por conta dessa grande contribuição para o mercado de seguros, o Bate-Papo Seguro desta semana apresenta os diferenciais da companhia que confronta os golpes através de tecnologia.

A empresa também é especialista em gerenciamento de riscos e transações veiculares. Por essa variedade de soluções, outros grupos de diferentes áreas fazem contrato com a Nortix. É o caso de instituições financeiras que operam com veículos, Polícia Federal e Polícia Militar.

Djalma Perin, CEO da Nortix, e Artur Giansante, diretor comercial, foram os entrevistados.

Bate-Papo Seguro com a Nortix

Revista Seguro Total – Seguradoras buscam constantemente combater fraudes que assombram o setor. De que maneira a Nortix trabalha para oferecer a melhor solução às companhias?

Djalma Perin e Artur Giansante – A Nortix desenvolveu soluções que apoiam no combate à fraude e no gerenciamento dos Riscos para as Seguradoras que atuam com veículos. A forma como essas soluções estão disponíveis para os clientes é através da prestação de serviços da Nortix para os clientes.

Através do contato da área Comercial, a Nortix procura identificar as necessidades dos clientes para poder oferecer a solução que melhor se adequa a essas necessidades. Diferentes áreas dentro de uma Seguradora podem ter diferentes necessidades. Quanto maior a presença de soluções da Nortix dentro de uma Seguradora, maior a cobertura que podemos oferecer.

As soluções Nortix podem ser facilmente integradas aos processos existentes dentro da Seguradora, de forma a torna-los mais robustos.

Como forma de demonstrar a real contribuição das soluções, são propostos testes utilizando dados reais dos clientes, de forma a mostrar o quanto as soluções podem aumentar a proteção e evitar a exposição a fraudes. Nos relatórios finais dos testes são quantificados os valores, para que o cliente tenha segurança do investimento que está fazendo.

RST – A fraude pode acontecer no momento da cotação do seguro até na ocorrência de um suposto sinistro. A Nortix trabalha em todos esses momentos?

DP e AG – As soluções se aplicam desde o momento da cotação do seguro,

  • para evitar que seja feita uma cotação com base em dados fraudulentos, que poderiam induzir a Seguradora a trazer para a sua carteira um veículo que certamente iria trazer prejuízo,
  • para garantir que os valores sendo propostos na apólice estão corretos.
  • para permitir a correta precificação do veiculo segurado, evitando erros de cotação/cadastro do veículo.

Até o momento da ocorrência de um suposto sinistro, onde as consultas podem trazer informações históricas, ou informações que comprovam a possibilidade de divergências cadastrais, omissão de dados e/ou fraude.

RST – Quais as soluções que são mais solicitadas pelo cliente?

  • Decodificador de Chassi

DP e AG – Principal produto da árvore de decisão, permite obter os dados de fábrica do veículo por meio da interpretação do número do chassi, conforme o padrão codificado pela montadora.

O sistema realiza a decodificação dos dados e seu uso fornece informações extremamente importantes para confrontação. Com veículo, CRLV e dados públicos, apontando eventuais inconsistências e identificando fraudes.

O sistema decodificador de chassi não depende de acesso a dados públicos para sua operação, pois opera com inteligência artificial e algoritmos próprios.

  • Decodificador de placas

É uma versão ampliada do tradicional decodificador de chassi. Esta solução permite que o usuário utilize, além do número do chassi, o número da placa como parâmetro de entrada dos dados. A solução também permite obter os dados do veículo por meio da interpretação do número do chassi. Isso conforme o padrão da fábrica ou montadora, incluindo no retorno da informação (parâmetros de saída) o número da placa e a cor. Em resumo:

O acesso pode ser realizado tanto pela placa, como pelo chassi.

Seu uso fornece informações extremamente importantes para confrontação. Dessa maneira, aponta eventuais inconsistências e identificando fraudes, inclusive apontando divergências entre placa e chassi.

  • Precificador de Chassi

É uma solução que pode ser operada isoladamente ou em conjunto com o Decodificador de Chassi.

O sistema fornece o código Fipe correspondente ao número do chassi, seu valor de tabela e características.

  • Localizador de Recall

É o mais recente sistema em operação, que tem como objetivo informar se o veiculo possui algum chamado de Recall realizado pela montadora.

O sistema alerta para o risco do Recall, se o chamado é de baixo, médio ou grande risco. Esta informação, extremamente importante, auxilia a análise do risco pela seguradora.

Existem várias outras soluções, mas o ideal é a discussão de cada uma das mesmas após ter sido feito o levantamento das necessidades e dos interesses de cada empresa.

Artur Giansante, Diretor Comercial da Nortix
Artur Giansante, Diretor Comercial da Nortix

RST – Muitas pessoas no Brasil acham uma maneira de tirar proveito quando observam uma situação de fragilidade de determinado grupo ou pessoa. Você concorda que apenas combater fraudes não basta, quando se deve também haver uma mudança cultural?

DP e AG – O Gerenciamento dos Riscos e o Combate à Fraudes é fundamental para a proteção das empresas e das pessoas.

No caso das empresas, para a proteção de seu negócio e a garantia dos resultados.

No caso das pessoas, para a proteção de seu patrimônio e de tudo o que foi conquistado, e para garantir o benefício às suas futuras gerações.

A mudança cultural é, certamente, necessária, mas estamos falando de algo a ser conquistado a longo prazo. Enquanto tivermos os pequenos delitos no dia-a-dia sendo considerados como normais e a complacência da sociedade, os grandes delitos vão continuar existindo sempre que houver oportunidade.

Se o consumidor, no momento da compra, passar a exigir informações históricas e de procedência do veiculo em negociação, aliada a uma ação eficiente do poder público, com certeza o volume de fraudes irá reduzir.

O mercado de fraudes movimentou mais de R$ 14 bilhões em 2017, o que significa que não é algo que se acaba, mas que pode ser combatido e reduzido sensivelmente.

RST – Além de seguradoras, qual os outros tipos de empresa que a Nortix oferece seu serviço?

DP e AG – A Nortix oferece os seus serviços diretamente a:

  • Instituições Financeiras que tenham operações que envolvam veículos.
  • Polícia Federal.
  • Polícia Militar.

Para a cobertura do restante do mercado, a Nortix conta com Distribuidores de suas soluções. Estes, por sua vez, contam com revendas que formam a malha de cobertura nacional.

Acesse aqui e confira outro Bate-Papo Seguro.

Redação