Sinistro do seguro D&O cresce 64,19% em 2017

O seguro de Responsabilidade Civil de Administradores (D&O), protege o patrimônio pessoal de executivos contra perdas financeiras resultantes de reclamações decorrentes de atos praticados no exercício de suas funções, fechou 2017 com um crescimento de 64,19% nos sinistros, ante o ano anterior, que totaliza um valor superior a R$ 228 milhões.

Motivo do crescimento de sinistro do seguro D&O

De acordo com o Superintendente de linhas financeiras da BR Insurance, Fernando Cirelli, esse aumento se deu, principalmente, por demandas de danos ambientais, tributários e de órgãos reguladores (principalmente CVM). Já os prêmios emitidos tiveram uma expansão de 6,8% em relação ao mesmo período, chegando ao patamar de mais de R$ 407 milhões. 

Com o amadurecimento deste mercado, diante dos escândalos políticos envolvendo casos de corrupção, a expectativa é que essa modalidade de seguro cresça nos próximos anos. “Ainda precisamos disseminar a cultura do D&O. No entanto, com os IPOs (novas ofertas públicas de ações), as privatizações em curso e possibilidade de cobertura para multas e penalidades cíveis e administrativas, a perspectiva é que tenhamos um aumento na procura por este produto”, afirma Cirelli.

“Nenhuma empresa está livre de ser acionada na justiça. Tampouco seus gestores, especialmente pelo risco de responsabilização previsto nos códigos jurídicos. Por isso é relevante a contratação da apólice D&O. Nossa perspectiva é de 10% de aumento no volume de prêmio, em relação a 2017”, finaliza o executivo.