Caprichar na escolha do smartphone parece ser uma receita infalível para garantir a satisfação das mães neste dia 13 de maio. Essa é uma das datas mais importantes para o varejo. O que nem todos se lembram, entretanto, é que é fundamental fazer também um seguro para proteção deste produto.
Uma forma fácil e simples de fazer a contratação da proteção é exatamente no ato da compra do aparelho celular na própria loja. O valor estimado para 12 meses de cobertura fica em torno de 25% do preço do smartphone, quantia que pode ser diluída na própria prestação assumida pelo consumidor no momento da compra do dispositivo móvel.
“Os consumidores vêm percebendo a importância desse tipo de seguro. Isso porque os celulares estão cada vez mais sofisticados, armazenam fotos, vídeos, músicas, dados bancários, contatos importantes e anotações. Ficar sem o aparelho em situações de roubo ou queda, por exemplo, significa perder uma parte importante da nossa vida. Ter um seguro significa agilizar o processo de retomada da vida cotidiana. Além disso, aumentar potencialmente a possibilidade de recuperação de parte dos dados ou até de todos eles, por isso é tão importante”, diz Thiago Machado, diretor de Massificados da Seguros SURA.
Para Marco Garutti, diretor de Soluções para Pessoas e Bens Pessoais da Seguros SURA, “aderir à proteção é ter a tranquilidade de que, a partir daquele momento, já se está amparado em decorrência dos eventos abrangidos pelo seguro contratado por um ano. Afinal, ele garante o conserto ou a reposição do aparelho ao consumidor”, afirma o executivo da seguradora.
Para esclarecer dúvidas que os consumidores possam ter sobre o seguro e suas coberturas, a Seguros SURA, uma das maiores seguradoras da América Latina, preparou cinco orientações para acertar em cheio na contratação da proteção:
Saiba a diferença entre coberturas
É importante entender que existe uma cobertura principal e outras, chamadas coberturas adicionais. Por exemplo, com a cobertura principal o consumidor passa a estar coberto por roubo (ação praticada com violência contra a pessoa ou sob grave ameaça). Para não ser pego desprevenido, esclareça sempre com a loja e com o vendedor quais coberturas estão disponíveis e o que cada uma delas contempla;
Entenda e considere contratar coberturas adicionais
Elas garantem ainda mais tranquilidade ao dono do smartphone, pois cobrem furto por destreza (quando o celular é tirado da bolsa ou do bolso sem o proprietário perceber, como nos casos de “batedores de carteira”), cobertura por dano acidental por queda (desde que comprometa a funcionalidade do celular) e queda de líquido e oxidação, por exemplo;
Leia a apólice com muita atenção e contate a seguradora, se necessário
No momento em que receber o aparelho celular do vendedor, leia os termos da apólice e esclareça todas as dúvidas sem pressa. Este documento é seu contrato com a seguradora e nele estão incluídas as cláusulas e condições gerais, especiais e particulares do contrato de seguro, além das coberturas adicionais e especiais, quando contratadas. Em caso de dúvida você pode entrar em contato com a companhia seguradora diretamente para esclarecer algum ponto que não tenha ficado claro;
Agilize o processo
Em casos de furto ou roubo do smartphone, é importante saber que fazer o boletim de ocorrência, descrevendo detalhadamente o que aconteceu, agiliza a abertura do procedimento junto à seguradora e o pagamento da indenização;
Contrate sem burocracia
Aproveite o momento da compra do smartphone para fazer a contratação do seguro. O procedimento é feito sem burocracia, de forma simples e rápida. Além disso, você já sai da loja tranquilo, sabendo que, no caso da ocorrência de um sinistro que esteja coberto pela sua contratação e mediante o pagamento da franquia, a indenização está garantida com o conserto ou reposição do aparelho celular danificado ou roubado, por um novo do mesmo valor.