Tokio Marine apresenta mercado de seguros brasileiro a alunos de MBA da Áustria

A Tokio Marine, uma das maiores seguradoras do País, recebeu no último dia 18 uma turma de 22 alunos de MBA da Universidade de Innsbruck, na Áustria. Os estudantes, de diversos cursos ligados a negócios e finanças, estiveram no Brasil graças à uma parceria com a FGV em busca de conhecimento sobre os negócios no País. Pelo programa da universidade, após cursar um ano, eles viajam pelo mundo para conhecer algumas companhias.

O Diretor Executivo de Estratégia Corporativa, Masaaki Itakura, apresentou aos estudantes a atuação global da Tokio Marine e os desafios do mercado segurador brasileiro. Após destacar a presença da seguradora em 38 países, o executivo abordou a estratégia de expansão colocada em prática desde os anos 2000, com foco na aquisição de novas empresas e crescimento dos negócios internacionais, que hoje já respondem por 41% do faturamento do Grupo Tokio Marine.

Em relação à operação brasileira, Itakura destacou a evolução de 200% da Tokio Marine nos últimos cinco anos e o grande potencial do mercado doméstico, que inclui projeções de crescimento de 7% ao ano até 2020. “A Tokio Marine possui aproximadamente 2 mil funcionários no Brasil e se consolidou como a terceira maior operação do Grupo em todo o mundo e a quinta maior seguradora do País”, destacou o executivo.

Após a palestra, os estudantes fizeram um tour pelas instalações, conheceram diversas áreas de negócios, como Jurídico, Marketing, Administração de Vendas, Comercial Corporate, Produto de Pessoa Jurídica (Property, Riscos de Engenharia e Energy) e Produto de Riscos Diversos Massificado, e participaram de um bate-papo exclusivo com os executivos da Tokio Marine.

A visita às áreas foi conduzida pela superintendente de Recursos Humanos da companhia, Juliana Zan. “O objetivo do encontro foi oferecer a esses jovens a oportunidade de uma imersão no mercado de seguros brasileiro ao mesmo tempo em que mostramos aos nossos colaboradores a importância da capacitação e de ações com instituições de renome internacional, como a FGV e a Universidade de Innsbruck”, conta.

A disciplina de MBA Doing Business in Brazil (DBB) é oferecida desde 2001 e visa proporcionar uma visão dos aspectos políticos, econômicos e sociais do Brasil a profissionais, executivos e acadêmicos ligados a escolas estrangeiras, interessados no mercado brasileiro. A parceria da Tokio Marine com a Fundação Getúlio Vargas tem duração inicial de quatro anos e busca viabilizar projetos que garantam mais visibilidade ao mercado segurador.