Especialistas discutem os custos da saúde em evento promovido pela FenaSaúde

Economistas, acadêmicos e representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e de operadoras de planos de saúde vão debater o tema ‘Custos em Saúde. Como medir?’, durante o 3º Workshop de Análise de Impacto Regulatório, nesta sexta-feira (13), no Rio de Janeiro. Promovido pela FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar), o evento terá transmissão online; as inscrições presenciais já foram encerradas. Para acompanhar em tempo real, faça sua inscrição: https://bit.ly/2KQKCGl

Na abertura, a presidente da FenaSaúde, Solange Beatriz Palheiro Mendes, e a diretora de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Karla Coelho, farão uma breve apresentação de boas-vindas, contextualizando o debate sobre os custos em saúde. “Essa discussão é mais do que oportuna; é obrigatória, porque se trata de um problema mundial. Os custos da saúde precisam ser reduzidos. As duas principais variáveis que impactam os custos são os preços dos procedimentos e a frequência de utilização. O IPCA só apura a variação dos preços, não a frequência. O workshop vai discutir as alternativas existentes para medir a real inflação do setor”, afirma Solange Beatriz.

O primeiro painel, ‘Evolução dos Custos da Saúde: Índices Setoriais e Variação dos Custos Médico-Hospitalares’, terá palestras de José Fernando Pereira Gonçalves, do IBGE, que falará sobre “O cálculo do IPCA/Saúde do IBGE”, e de Rafael Pedreira Vinhas, gerente-geral regulatório da Estrutura dos Produtos da ANS, que abordará o “Índice de Variação das Despesas Médico-Hospitalares calculado pela ANS”. Com tempo destinado à realização de debate entre os palestrantes, o painel terá a moderação do diretor-executivo da FenaSaúde, José Cechin.

O segundo painel terá como tema ´Reajuste Técnico, Reajuste por Sinistralidade e Equilíbrio Contratual´. O palestrante será o economista Paulo Pereira, da UFRJ, que abordará a importância do cálculo do preço atuarialmente justo e a necessidade do reajuste para o equilíbrio dos contratos. Vão debater o assunto Lais Perazzo, da Amil; Flávio Bitter, da Bradesco Saúde; Mônica Nigri, da SulAmérica; e Paulo Furquim, do Insper, com moderação de Luiz Roberto Cunha, economista e professor da PUC-RJ.

Confira a programação detalhada: https://bit.ly/2tpBNIm