Aon lança movimento com objetivo de redução direta nos custos da saúde

Aon lança movimento com objetivo de redução direta nos custos da saúde

Os custos da saúde vêm aumentando ano a ano no mundo todo. De acordo com o Relatório Global de Tendências Médicas da Aon, realizado em 99 países, a inflação médica de 2018 deve chegar a 18% no Brasil. O estudo mostra que dentre as principais patologias que mais impactam os custos de saúde do país estão o câncer (68%), doenças cardiovasculares (66%), pressão arterial (54%), diabetes (48%) e doenças respiratórias (44%).

De igual modo, a Pesquisa de Benefícios Aon, que contou com a participação de mais de 530 Empresas, revelou que 70% das empresas redesenharam seus pacotes de benefícios no último ano e 40% consideram importante rever as regras todo ano. “O cenário não é sustentável e este mesmo levantamento comprova que a assistência médica é o segundo maior gasto das empresas, estando atrás apenas do salário”, explica Marcelo Munerato de Almeida, CEO da Aon Brasil.

“Hoje, gerenciamos mais de 2,7 milhões de vidas. E a partir da nossa gestão de risco, comitês estratégicos, programas de saúde e respectivos resultados e demais desdobramentos, percebemos que grande parte das doenças, principalmente as cinco principais patologias, podem ser controladas com medidas preventivas e hábitos de vida mais saudáveis”, afirma Munerato. “90% dos casos de câncer, por exemplo, descobertos na fase inicial são curáveis e podem custar até dez vezes menos do que o tratamento em um estágio avançado”, esclarece.

Pensando em soluções permanentes que ajudem na conscientização da sociedade, a empresa lança o Movimento Aon Pela Vida. Prevendo 25 programas de soluções de saúde diante dos 5 principais indicadores que geram custos e acometem a população, a companhia pretende atuar na prevenção com clientes, parceiros e já iniciou programa interno para seus colaboradores expandindo gradualmente a atuação junto a dependentes e comunidade.

Internamente, a Aon oferece benefícios que visam melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores, como por exemplo: massagem desk by desk, aulas de pilates, ginástica laboral, lactário, ambulatório, snack car com opções de alimentos saudáveis, bicicletário e vestiários. Além disso, anualmente a empresa promove a Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT), que conta com palestras de especialistas nas áreas de fisioterapia, saúde ocular, postura, estresse, entre outros.

A Aon vai utilizar os principais indicadores de saúde para potencializar soluções de gestão, reafirmando o propósito de viabilizar possibilidades econômicas e humanas para clientes, colegas e comunidades na busca constante pela promoção de bem-estar e qualidade de vida. O resultado tem o objetivo de prevenir e conscientizar pessoas salvando vidas e custos na busca um sistema de saúde sustentável.

Considerando que a definição de saúde atualmente não é a ausência de doença, mas o bem-estar físico, emocional e social, a melhor e maior ferramenta para obter resultados eficazes será a promoção e a prevenção da saúde. Empoderando o indivíduo para o auto cuidado, o seu bem maior – que é a Vida – estará sendo resguardado.

“Além das patologias já mencionadas, cabe destacar que o envelhecimento da população, a introdução de novas tecnologias, a judicialização e o uso inadequado dos planos de saúde estão entre os principais motivos que alavancam os custos de saúde. Investimos na prevenção e promoção, pois é o que está justamente o que está nas nossas mãos, e influenciará positivamente a sociedade no uso consciente”, aponta.

Para ter acesso e conhecimento das ações, estudos e mote do Movimento Aon Pela Vida, basta acessar o landing page: http://aonpelavida.com.br/