Seguro educacional auxilia vítimas de bullying e síndrome do pânico

Sancionada pelo presidente da República, a Lei Antibullying (13.663/2018) entrou em vigor em maio deste ano. Trata-se de uma atualização na legislação de 1996, que inclui a responsabilidade das escolas na promoção de medidas de combate ao bullying, além de abranger a obrigatoriedade de implementação de ações para a promoção da cultura de paz.

“É preciso pensar em medidas que previnam o assédio moral no ambiente escolar e também ações que ajudem no tratamento dos estudantes que já sofrem com o problema”, comenta Enrique de La Torre, diretor-geral de Vida do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE. Para ele, a lei será mais um incentivo para ampliar a discussão em torno do bullying, que aflige milhares de crianças e adolescentes e precisa ser enfrentado e tratado com urgencia.

O seguro educacional pode ser um importante aliado das escolas no processo de recuperação das vítimas. O produto do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE, por exemplo, disponibiliza uma assistência voltada para os estudantes que sofreram bullying ou síndrome do pânico. Disponível nos seguros MAPFRE Proteção Educacional Multiflex e MAPFRE Proteção Escolar Multiflex, a assistência, quando acionada pela instituição de ensino, oferece orientação médica e nutricional aos alunos, além de reposição de aulas perdidas ou reforço com professor particular.

As apólices educacionais estão cada vez mais populares. A porcentagem de participação do GRUPO no total de prêmios emitidos nesse tipo de apólices pelo mercado, no primeiro trimestre deste ano, foi de 44%. O produto MAPFRE Proteção Educacional Multiflex tem como objetivo quitar as mensalidades escolares conforme o período contratado, caso ocorra alguma eventualidade ao responsável financeiro pelo aluno (desemprego, morte ou invalidez). Para as escolas que dispõem dessa proteção, o seguro funciona como uma alternativa à redução da inadimplência, uma vez que o desemprego é o principal motivo da evasão escolar.

Além da assistência para os casos de bullying e outras dirigidas para os alunos, o produto oferece ainda uma série de assistências para a instituição que contrata o seguro. “As assistências para o seguro educacional vão muito além de um suporte financeiro. Além da proteção que garante a conclusão dos estudos, entendemos que não é apenas esse o fator determinante para a formação completa de um aluno, por isso ampliamos nossas assistências para alunos, pais e escolas”, explica De La Torre.

 O GRUPO possui ainda o seguro MAPFRE Proteção Escolar Multiflex que, além de proteger alunos e funcionários da Instituição em caso de acidente dentro e fora da escola, também oferece às instituições serviços de assistência (reparos) em eletrodomésticos, eletrônicos, telefonia, bebedouros e telhados, e indica profissionais das mais diversas áreas, como limpeza, vidraçaria e vigilância, entre outros. 

A companhia tem especial interesse e dedicação no setor de educação, onde atua há mais de 10 anos e possui mais de 1 milhão de segurados. Em 2017 recebeu, pelo quinto ano consecutivo, o prêmio TOP Educação, como demonstração desse reconhecimento.