Há 23 anos ela ajuda a transformar vidas, fornecendo os alicerces para a construção de um futuro mais generoso. Nesse período, estimulou milhões de brasileiros a economizar, juntar dinheiro, concorrer a prêmios e realizar planos. Os resultados têm sido recompensadores. A Brasilcap – empresa de capitalização da BB Seguros – fez aniversário com motivos de sobra para festejar.
No primeiro semestre do ano, registrou faturamento de R$ 2,3 bilhões, volume 21,6% superior ao do mesmo período de 2017, o maior crescimento entre as principais sociedades de capitalização do país. As reservas técnicas atingiram R$ 9,5 bilhões – as mais altas do setor – e os ativos totais chegaram a R$ 11 bilhões.
A Brasilcap comemora ainda os ótimos resultados da campanha #AcreditaQueVai, lançada em junho, que aposta na fé do brasileiro em alcançar objetivos e concretizar planos de vida. A campanha reforça o papel dos títulos de capitalização como a ponte para atingir esses resultados, o que exige disciplina e planejamento.
Com foco em mídia digital e endomarketing, ela mostra como os títulos Ourocap – seja através de resgates ou de sorteios – ajudam nesses projetos transformadores. Um grupo de torcedores que juntou dinheiro para assistir aos jogos da seleção brasileira na Rússia foi a grande sensação da campanha, fortalecendo os objetivos da campanha.
Em mais de duas décadas de atuação, a Brasilcap tem seu olhar voltado para clientes e colaboradores. Muito além dos números, são as pessoas que ajudam a edificar os castelos apoiados em disciplina e educação financeira. Gente como João, Ilse, Fabiano, Elisabeth, Adelaide, Mariana, Marise, Maria Madalena e muitos outros. De origens e profissões diversas, compartilham objetivos de prosperidade, que podem incluir viagens, bens de consumo ou mesmo uma vida mais tranquila ao lado da família. Em 23 anos, mais de 12,5 milhões de clientes já passaram pela companhia, que distribuiu mais de R$ 2 bilhões em prêmios em toda a sua história.
Estratégia de expansão – O aniversário da Brasilcap coincide com a estratégia de expansão de seus negócios. A empresa obteve resultados importantes com as modalidades Tradicional e Popular junto aos parceiros Banco do Brasil e Grupo Votorantim. Além disso, manteve o foco na evolução de negócios com o Cap Fiador, solução oferecida para garantia locatícia, e o Promocap, título da modalidade de incentivo destinado ao incremento de negócios das empresas. O faturamento de produtos fora do balcão BB chegou a R$ 259,4 milhões no primeiro semestre do ano, crescimento de 21% em relação ao mesmo período de 2017.
Outro destaque refere-se aos prêmios distribuídos, que ajudaram a realizar os planos de vida de clientes em todo o país. No primeiro semestre/18, foram pagos mais de R$ 63,1 milhões em prêmios para aproximadamente 14 mil títulos contemplados.
A Brasilcap obteve importante reconhecimento institucional no primeiro semestre deste ano. A Companhia foi classificada como a número 1 do setor de capitalização pelo anuário Finanças Mais, do jornal Estado de São Paulo, nos seguintes quesitos: “Ativos Totais, “Provisões Técnicas” e “Rentabilidade do Patrimônio Líquido”.
Como referência de mercado, a companhia entende que é seu papel estreitar laços não apenas com seus públicos de relacionamento direto, mas também com a sociedade. Por isso, continuou incentivando projetos de desenvolvimento, divulgação e preservação da cultura brasileira. As exposições “Ex Africa” e “Basquiat” e o musical “Ícaro and the Black Stars” foram os destaques patrocinados de janeiro a junho de 2018.
A Brasilcap é a única empresa de capitalização a aderir aos PSI (Princípios para Sustentabilidade em Seguros), do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – Iniciativa Financeira (UNEP FI, sigla em inglês). A Companhia também recebeu pelo sétimo ano consecutivo o Certificado Empresa Cidadã, pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ).
Referência em capitalização – Fundada em 1995, a Brasilcap tornou-se referência em capitalização, auxiliando pessoas e empresas a alcançar seus objetivos. A empresa foi criada a partir de uma parceria do Banco do Brasil com as empresas Icatu Hartford, Sul América e Aliança da Bahia. Nestes 23 anos, vem diversificando ofertas e orientando a sua produção para o atendimento a variados perfis de clientes do Banco do Brasil, onde os títulos de capitalização Ourocap são distribuídos com exclusividade.
O primeiro produto da Companhia, o Ourocap PM 36, revolucionou o mercado de capitalização, devolvendo 100% da aplicação do cliente num prazo de apenas 36 meses. Depois disso, a Brasilcap comprovou seu pioneirismo em muitos aspectos, saindo na frente na criação do resgate parcial, da alternativa de antecipação e postergação de parcelas (flexibilidade de pagamentos) e, entre muitos outros destaques, no desenvolvimento do primeiro título com renda variável do mercado de capitalização, o Ourocap Flex.
A empresa também tem expandido cada vez mais seus negócios para fora do canal BB, criando soluções inovadoras e formando diversas parcerias de sucesso. Hoje, possui uma base de 6,5 milhões de títulos ativos.
Personagens
Confiança e parceria que atravessam mais de duas décadas. Desde os seus primeiros passos, a Brasilcap vem reforçando laços de confiança e de parceria. A sua trajetória de 23 anos pode ser contada por clientes e funcionários que acompanham desde o início a transformação da empresa em uma referência do segmento de capitalização. É o caso de Eliane Simões, Consultora de Negócios Sênior, que há 23 anos integra os quadros da companhia. Ela entrou como secretária e pôde testemunhar uma história de sucesso e dedicação.
“Acompanhei a primeira fase da Brasilcap ainda como projeto até a data da sua constituição, em julho de 1995. Nessa época o Banco do Brasil não comercializava capitalização. O primeiro produto foi lançado em outubro daquele ano”, lembra Eliane, que hoje integra a área de Negócios Varejo.
O dia mais marcante da carreira profissional de Eliane foi 1º de setembro de 1995, quando ela e quatro colegas tiveram sua carteira de trabalho assinada na Brasilcap. Foi a primeira contratação de pessoal da empresa.
“Essa data marca minha trajetória na companhia até hoje. No primeiro mês, eu e meus colegas dividíamos algumas mesas no espaço da extinta Seguradora Brasileira Iraquiana até que a obra da Brasilcap fosse concluída. Na semana seguinte, mesmo com as obras em andamento, foram contratados outros profissionais que viriam a compor o corpo funcional, como as equipes financeira, de tecnologia, contabilidade e produtos”, recorda.
Eliane cresceu junto com a Brasilcap. Em 2001, foi promovida à função de Técnico sênior. Ela também alcançou seus objetivos de vida graças ao tempo de trabalho na empresa. Três anos após sua contratação, comprou a primeira casa própria. Em 2002, concluiu o curso de Administração de Empresas, com incentivo à graduação da Brasilcap. Seis anos mais tarde, encerrou a pós-graduação em Marketing.
“O sentimento que carrego até hoje por ter visto a Brasilcap chegar aos 23 anos é de orgulho. Pude acompanhar o crescimento contínuo dessa empresa e sua trajetória vitoriosa no mercado de capitalização”, define.
Os clientes da Brasilcap também são parte essencial das comemorações. O comerciante Ronnie Hermsdorff dos Santos, 43 anos, de Cantagalo (RJ), é um bom exemplo. Há 23 anos ele tem sido cliente fiel dos títulos de capitalização da empresa.
“É importante você se esforçar um pouco para guardar as suas economias. Quando menos espera, entra aquele dinheiro na sua conta que sempre ajuda muito.No começo do ano, vem o IPVA, o IPTU, às vezes uma viagem – e aquele dinheiro ajuda bastante. Temos que pensar no futuro. Por isso, vale a pena economizar um pouquinho. No futuro, sempre vai ajudar”, garante.