Não é mais novidade que o mundo está cada vez mais conectado. De acordo com o relatório “Digital in 2018”, divulgado pelo Hootsuite e We Are Social, mais de 4 bilhões de pessoas estão conectadas à rede – algo em torno de 52% da população mundial. Em paralelo a este avanço tecnológico, as ameaças virtuais crescem, de maneira exponencial, perante as redes corporativas e pessoais. Segundo o laboratório especializado em cibersegurança da PSafe, o número de ataques cibernéticos aumentou 95,9% no primeiro semestre de 2018 (120,7 milhões de ataques). Somente no Brasil, um a cada três internautas já sofreu algum tipo de ataque.
Essas estatísticas resultam basicamente no roubo de identidade (dados pessoais), que tem se tornado algo cada vez mais frequente. E quando isso ocorre, um terceiro, sem o consentimento do usuário, utiliza a sua identidade para cometer fraudes, em geral financeiras, seja para comprar bens, abrir uma conta bancária ou mesmo fazer um empréstimo.
Diante desse cenário, para garantir a segurança e a tranquilidade de seus clientes, a Mondial Assistance, empresa líder mundial em assistência 24h da Allianz Partners Brasil, oferece o serviço Digital Risk, uma solução que garante proteção contra riscos cibernéticos e roubo de dados pessoais e financeiros. Mário Rolim Almeida, gerente de marketing da Mondial Assistance, conta que: “essas situações podem afetar razoavelmente a vida financeira de qualquer pessoa, e com o avanço no número de usuários fazendo compras on-line ou acessando sua conta bancária através do internet banking, além é claro das redes sociais, as informações pessoais estão cada vez mais expostas e vulneráveis a vazamentos ou roubo de dados”.
O executivo explica que o Digital Risk é uma excelente ferramenta para prevenção aos ataques cibernéticos: “O serviço pode ser personalizado de acordo com a necessidade do nosso cliente. A versão básica contempla o monitoramento on-line e orientação por telefone em casos de roubo de identidade, que faz a prevenção contra utilização indevida de dados pessoais e auxilia o cliente caso precise de informações adicionais sobre como resolver um caso de roubo de identidade. Já a versão mais completa do produto contempla, além do monitoramento on-line e orientação por telefone, a recuperação de dados e arquivos que estavam em um notebook, tablete ou smartphone danificado”.
Confira os detalhes de cada serviço:
Monitoramento on-line
– Monitoramento de dados pessoais e financeiros* do cliente 24 horas por dia que emite alerta caso alguma informação pessoal ou financeira de risco seja localizada e suporte on-line.
* Cartões de Crédito e Débito, CPF e RG, Contas Bancárias, Informações Pessoais.
Orientação em casos de fraudes on-line
– Atendimento telefônico especializado e preparado para dar informações e orientações em casos de suspeita ou ocorrência de roubo de Identidade.
– Auxilio no bloqueio de cartões em casos emergenciais; Orientações sobre procedimentos de segurança; Auxílio no contato com instituições financeiras; Acionamento de órgãos de defesa do consumidor; Sugestões de cartas para formalização da situação junto aos órgãos ou empresas envolvidas; Acionamento de órgãos de defensoria (Polícia, Órgãos Regulatórios, etc).
Recuperação de dados e arquivos
Intervenção técnica em notebooks, tablets, HD, pen-drive danificados, onde um especialista irá atuar para tentar recuperar os dados que estavam armazenados.