Presidente da Caixa anuncia venda de parte das Loterias e de seguros

O novo presidente da Caixa Econômica Federal, Paulo Guimarães, anunciou nesta segunda-feira 7 que a instituição deverá vender parte das empresas de seguros, cartões e loterias do banco estatal.

Guimarães tomou posse pela manhã no Palácio do Planalto, em cerimônia da qual participaram o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Sócio do banco de investimento Brasil Plural, Guimarães foi escolhido a dedo para o cargo: doutor em Economia pela Universidade de Rockester (EUA), especializou-se em privatizações. Tem mais de 20 anos de atuação no mercado financeiro na gestão de ativos e reestruturação de empresas.

O novo executivo do banco estatal disse que seguirá à risca toda a orientação que Bolsonaro lhe transmitiu, que se resume a: “você não pode errar”. Segundo Guimarães, isso se dará com a “venda de participações em empresas controladas, seguros, cartões, asset (gestão de ativos) e loterias, que já começam agora, pelo menos duas neste ano”. Em outras palavras, disse que vai privatizar parte das operações das Loterias da Caixa, Caixa Seguros e Cartões Caixa.

Leia também

Seguradora Líder esclarece informações falsas sobre descontos no Seguro DPVAT

Osmar Bertacini, você se foi, mas sua lição será eternizada

Em 2019, CNseg acredita no crescimento da cultura do seguro no Brasil

O novo presidente da Caixa acrescentou que pretende expandir a oferta de microcrédito a taxas mais baixas do que as hoje praticadas pelo mercado. “Não me conformo em ver pessoas tomando dinheiro a 15%, 20% ao mês”, afirmou.  “O Brasil pode ser uma referência em microcrédito.”

Guimarães disse, por fim, que deverá fazer uma revisão nas políticas de patrocínio e comunicação da Caixa, conforme orientação do governo, e que viajará pessoalmente aos estados para ouvir clientes.

Fonte: CartaCapital