Joaquim Mendanha deixa Susep, e Solange Vieira é a nova Superintendente

Fonte: Sonho Seguro

Foi publicado no Diário Oficial a exoneração de Joaquim Mendanha do cargo de Superintendente Superintendência de Seguros Privados (Susep). Solange Paiva Vieira assume o cargo.

A vinda de Solange para a Susep é tida por profissionais do setor como positiva, principalmente diante da urgência em avançar com a regulamentação das insurtechs, uma mistura de seguros com tecnologia.

Solange presidiu a Associação Nacional de Aviação Civil (ANAC) durante a crise do caos aéreo. Foi responsável pela instituição de várias instruções normativas e atualização de regulamentações do setor. Em sua gestão, também foi adotado um sistema de ponto eletrônico para controlar a frequência dos funcionários. Solange Vieira ainda é pós-graduada em Ciências Contábeis e possui mestrado em Economia, ambos na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Também atuou na Secretaria de Previdência Complementar. Durante os oito meses que passou à frente da SPC em 2000 e 2001.

Joaquim Mendanha assumiu a Susep em julho de 2016. No final do ano passado, ele listou 30 resoluções aprovadas e 50 circulares publicadas somente em 2018, para avançar em diversas frentes, como novos produtos, tecnologia e coibição das associações. Para 2019, ele tinha a inovação como prioridade.