Seguradora de crédito auxilia a identificar inadimplência futura de empresas

A recente pesquisa The View, conduzida pela Euler Hermes, líder mundial em seguro de crédito e especialista em seguro garantia, acusou que, em 2019, duas a cada três empresas no mundo deverão apresentar aumento no número de inadimplências e que as falências nos negócios deverão apresentar crescimento pelo terceiro ano consecutivo.

Apesar de o Brasil, assim como os Estados Unidos, se destacar como um dos poucos países que não deverá seguir essa tendência pessimista em comparação ao resto do mundo, Luciano Mendonça, Diretor Comercial da Euler Hermes, reuniu aqui alguns sinais que podem indicar um futuro caso de inadimplência. “Estar atento a esses detalhes pode auxiliar empresários de quaisquer segmentos a se prevenirem contra a falta de pagamento de seus clientes”.

Adiamentos e desculpas
Os primeiros alertas vêm normalmente por meio de atrasos em pagamentos e o não cumprimento de condições de crédito. Problemas no fluxo de caixa deverão vir acompanhados de desculpas e recorrentes pedidos de extensão. “Pedidos de mudanças nos prazos de pagamento são aceitáveis em qualquer empresa, porém quando isso se torna um padrão, temos um forte indício de que problemas mais profundos estão ocorrendo”, explica Mendonça. O caso merece atenção redobrada e medidas mais firmes em caso de falta de retorno por parte do cliente após diversas tentativas de contato.

Decisões questionáveis de compra e venda
“Digamos que seu cliente tenha realizado uma grande transação para um comprador de índole duvidosa. Fique atento! A falta de uma política de crédito séria por parte do seu cliente pode refletir a maneira como ele irá exercer seus pagamentos”. Compras que fogem do padrão normal de forma drástica também demonstram que algo pode não estar indo bem. O diretor explica que “aumentos ou diminuições muito grandes no volume de compra devem ser analisados e questionados”.

Prejuízos à reputação
Caso a empresa não esteja cumprindo com suas obrigações, outros fornecedores também deverão estar sofrendo com inadimplência. “É possível monitorar a imprensa especializada, sites de avaliação e redes sociais do setor e da empresa devedora em busca de notícias ou reclamações.” Constantes verificações de crédito de instituições financeiras diferentes também são um sinal de alerta. “Isso pode significar que a empresa está com problemas para pagar seus fornecedores ou está desesperada para cobrir perdas”.

Novidades inesperadas
Novos processos financeiros, como financiamentos ou mudanças de bancos, ou ainda trocas na administração, podem sinalizar problemas no horizonte. “A mudança de banco pode se dar porque o banco atual não está mais concedendo crédito”, completa Mendonça. Mudanças administrativas muito drásticas ou que não parecem alinhadas com o histórico da empresa também podem ser um sinal de risco. 

Leia também

Fenacor rebate “Carta Aberta” publicada por associação de proteção veicular

Como fazer a equipe aproveitar ao máximo o software de gestão da corretora

Argo Seguros nomeia Newton Queiroz como CEO