Responsabilidade Social é essencial para as empresas brasileiras, aponta pesquisa HR First Class e Safe Care

O mundo corporativo global vive o momento em que a responsabilidade social ganha cada vez mais importância dentro das empresas. Não à toa, elas têm adotado um olhar mais atento às necessidades da sociedade e se conscientizado sobre seu papel dentro e fora das paredes dos escritórios. Em busca de uma conexão mais salutar com a sociedade, a adoção de práticas em prol das comunidades tem conquistado o empresariado brasileiro. A prova da disso pode ser constatada em pesquisas recentes, como a que HR First Class e Safe Care realizaram com 162 companhias brasileiras. O estudo mostra que 44,4% delas desenvolvem projetos especiais para atender 100% das necessidades de públicos internos e externos. Além disso, para 31,5% dos entrevistados, o setor é tão importante, que todas as ações planejadas dentro desse contexto são implementadas.

O balanço destaca ainda que entre os principais benefícios desse tipo de iniciativa para as empresas estão: a motivação dentro da companhia, para 38,3%; seguido de valorização e reconhecimento da marca, opinião de 22,8% dos entrevistados; já para 21% dos pesquisados, a principal vantagem é a contribuição para uma sociedade mais justa e igualitária; e para 17, 9% a vantagem principal é o reconhecimento e ampliação da fidelidade do consumidor. Ainda de acordo com o estudo, a adoção de políticas internas para valorização do quadro funcional e o incentivo ao compromisso em prol do bem comum são as principais ações apoiadas pelas companhias para promover a responsabilidade dentro da corporação.