Tokio Marine fatura R$4,5 milhões em prêmios emitidos com o seguro Auto Popular

Por Caroline Menis

A quarta companhia do mercado de seguros automobilísticos do Brasil, teve um grande salto econômico após o lançamento do seguro Auto Popular, que consiste em complementar os outros quatro produtos mais vendidos, o Auto, Auto Clássico, que compara-se com as concorrentes, e o Auto Roubo + Rastreador. Além dos demais seguros para auto frota, caminhões e utilitário carga.

O seguro Auto Popular permite o conserto do carro com peças novas compatíveis originais, ou a peça normal com preços mais baratos, sendo assim, a empresa consegue buscar o cliente que está fora do ramo de seguros, especificamente 70% da população brasileira, um resultado de 31 milhões de veículos sem seguro.

O Auto Popular chega a ser 30% mais barato que um seguro de automóvel tradicional, atingindo a marca de 1,8 milhões de veículos segurados.   

No seu ano de lançamento, em 2017, as cidades escolhidas para o teste inicial do produto foram São Paulo e Rio de Janeiro pois são as cidades com mais uso e compra de veículos no Brasil. Os veículos tinham que ser de 5 a 20 anos de uso, entre os 13 modelos e até 600 versões. A forma de pagamento era feita através de um cartão de crédito, podendo parcelar o valor em até 6 vezes sem juros.

“Esta é a menor franquia entre os nossos produtos com escolha no momento sinistro. As peças são novas e compatíveis, exceto os itens de segurança e tem também uma vistoria após a troca de preços”. Explica Luiz Padial, diretor de automóvel da Tokio Marine.

Em 2019, o Seguro Auto Popular é abrangido para todo o Brasil, o uso do veículo aumentou para 0km a 25 anos, 126 modelos e mais de 3 mil versões, além da forma de pagamento que agora pode ser feita em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito, o que eles chamam de ‘mensalização do seguro’, não só para o Auto Popular mas, para todos os outros produtos.

“Além de todas essas novidades, decidimos disponibilizar o produto em ferramenta de multicálculo, onde grandes corretores de seguros podem ter acesso automaticamente. Almejamos um potencial de vendas minimamente deste produto na longevidade de um ano, ou seja, até dezembro de 2020, R$37 milhões”. Diz Marcelo Goldman, diretor executivo da Tokio Marine.

Atualmente, o índice combinado da companhia é de 93% , e o lucro líquido aumentou 30 vezes mais que 2018, tendo um aumento significativo de 5,4 bilhões em maio de 2019.

Com um crescimento de 21,3% ao ano, hoje a seguradora tem 26 mil corretores de automóveis que trabalham com o seguro, fazendo a carteira crescer 5,8% em um mercado que decresce 0,5% .