Corretores serão beneficiados com aquisição da Allianz, diz executivo da SulAmérica

Depois de meses de negociação, a SulAmérica vendeu sua carteira de auto e ramos elementares para a Allianz por R$ 3 bilhões. Segundo André Lauzana, vice-presidente Comercial e de Marketing da seguradora brasileira, “as conversas se intensificaram no último trimestre”. A decisão foi divulgada na manhã desta sexta-feira (23).

Lauzana afirma que o mercado de seguros se beneficiará com o acordo. “A transação gera oportunidades para todo mundo: corretores, entidades e a sociedade brasileira”. De acordo com o executivo, a compra é de capital intelectual. Isto é, toda a política da empresa brasileira será aplicada à carteira de auto e ramos elementares da companhia alemã. “A seguradora (Allianz) procurou, e a SulAmérica, analisando a proposta, percebeu que ambas tinham sinergia”, reitera.

Para Eduardo Dal Ri, vice-presidente de Auto e Massificados da SulAmérica, ambas as companhias saíram satisfeitas com a negociação. “A SulAmérica se fortalece em seguro de pessoas, e a Allianz se especializa ainda mais em seguro de automóveis”. Com a aquisição, a empresa alemã torna-se a segunda maior seguradora de automóveis do Brasil.

“Um dos aspectos que certamente despertou o interesse da Allianz para essa transação foi à força e a qualidade da nossa operação, atualmente com mais de 1,6 milhão de veículos, do atendimento e experiência proporcionados para os nossos clientes”, relata Dal Ri.

Leia também

SulAmérica lança produto regional de Saúde em São Paulo com o valor a partir de R$ 192

Embora o acordo seja definitivo, as operações serão passadas aos poucos. “De 6 a 12 meses”, projeta Lauzana. Para ele, toda transição deve ser feita de maneira suave e imperceptível. “Corretores e clientes continuarão da mesma forma até a data de fechamento”, informa. Neste momento de transição, a companhia brasileira criou uma nova seguradora, que preservará o modelo de negócios, agregando todo o conhecimento e capital intelectual da SulAmérica. O fechamento (closing) ocorrerá depois da aprovação dos órgãos reguladores. Após a conclusão, que está prevista acontecer de 6 a 12 meses, toda carteira será entregue em definitivo para a Allianz.

A venda comprova o interesse da SulAmérica em focar no seguro de pessoas, que representou 85% do faturamento da companhia no primeiro semestre deste ano. A seguradora reforçou o investiu nesse segmento nos últimos anos, criando produtos e fortalecendo o vínculo com o corretor que comercializa seguros dessa natureza. “O resultado da transação agregará um montante importante, que contribuirá para o desenvolvimento da companhia, inclusive em oportunidades de crescimento orgânico e inorgânico”, finaliza Lauzana.

Sergio Vitor