Outubro é marcado como o mês de conscientização do combate ao câncer de mama e a Bradesco Saúde, mais uma vez, faz um alerta sobre a importância do exame preventivo anual para a detecção precoce, aumentando as chances de cura. Além disso, a seguradora reforça a importância da adoção de hábitos saudáveis para evitar o câncer e outras doenças.
Um levantamento feito pela Bradesco Saúde revela que, nos últimos quatro anos (2015 a 2018), cerca de 62% das seguradas acima de 40 anos fizeram a mamografia. Até setembro de 2019, quase a metade das mulheres assistidas pelo plano, e indicadas para o preventivo, já realizaram o exame. A expectativa é que esse número aumente até o fim do ano, com as campanhas educativas promovidas pela seguradora e sociedade.
“Nosso programa de promoção à saúde, Juntos Pela Saúde, incentiva mulheres de 35 anos com risco elevado ou a partir dos 40 anos para realização do exame clínico das mamas e mamografia anual. Além disso, identificamos o grupo de pacientes já em tratamento oncológico para acompanhamento de sua jornada, oferecendo as melhores alternativas às necessidades encontradas. Esse conceito de gestão de saúde tem como foco o beneficiário para melhor direcionamento do tratamento”, afirma Thaís Jorge, diretora da Bradesco Saúde.
Conforme levantamento da ANS e do Ministério da Saúde, estima-se que 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como a prática de atividade física regular, alimentação saudável, manutenção do peso corporal adequado e evitando o consumo de bebidas alcóolicas. Essas informações também são difundidas pela Bradesco Saúde por meio do Programa Juntos Pela Saúde.
A maioria dos casos da doença ainda tem sido diagnosticado já em estágios avançados. Portanto, campanhas de prevenção contra a doença, como “Outubro Rosa”, são fundamentais para alertar a importância do diagnóstico precoce, que, aliadas ao tratamento, possibilitam melhores resultados à saúde.