Algumas soluções tecnológicas levam anos para adquirir a maturidade e sofisticação, tal como um requintado vinho. Como exemplo prático temos a própria Inteligência Artificial, que levou mais de 60 anos para estar em ponto de aplicação prática no cotidiano das seguradoras.
Fruto desse mesmo processo de maturação, a Sistran apresenta o algoritmo KS – Kumulus/Securitas, registrado no INPI e extensivamente testado, que garante identificar, inquestionavelmente, a melhor precificação coletiva para uma dada situação. Foram necessários alguns anos de trabalho árduo e muita criatividade para inovar e conceber um algoritmo matemático que resolveria o desafio da explosão combinatória envolvendo um número enorme de possibilidades.
“A comprovação da eficiência do algoritmo, com respaldo de cientista de renome internacional, somada a todo o conhecimento de negócio e estrutura em tecnologia da Sistran, fez surgir uma inovadora solução de negócios aplicada à indústria de seguros”, comenta Marcio Paes, CEO da Sistran.
Segundo ele, os CFOs (diretores financeiros), os especialistas das áreas técnicas das seguradoras e os estatísticos/atuários podem “respirar aliviados”, pois, agora, o desafio das explosões combinatórias de progressão exponencial passa a ser resolvido em segundos pelo KS.
Várias necessidades podem ser endereçadas ao algoritmo, como o desafio da orçamentação, dos investimentos em ofertas diferenciadas, da escolha de foco de esforços de marketing e comercial, das difíceis precificações personalizadas (considerando momento de vida/empatia/perfil/região/risco/etc), da valoração on-line de ofertas combinadas, das decisões de crescimento em carteiras versus necessidades de compor reservas.
O algoritmo KS pode funcionar em conjunto com as ferramentas Addactis, SAS, ou mesmo com ferramentas desenvolvidas internamente pelas companhias de seguros.