Criptomoeda no setor de seguros residenciais

À medida que os mercados de criptomoedas amadurecem, eles estão atraindo jogadores de outras indústrias. O setor de seguros é um deles. Afinal, o seguro de criptomoeda está prestes a se tornar uma grande oportunidade de negócios, uma vez que as criptomoedas estão cada vez mais se tornando mais relevantes, importantes e predominantes na economia real ao redor do planeta.

Embora a indústria de criptomoedas tenha conquistado atenção mais ampla nos últimos anos, já existe uma narrativa tão comum que é quase pedante. Um indivíduo, ou talvez uma troca de moeda digital inteira, está sujeito a hacks maliciosos. O resultado é que uma grande quantidade de moeda digital  pode desaparecer se não estiver num local confiável.

Os hackers parecem desaparecer no espaço anônimo da Internet, para nunca mais serem vistos ou ouvidos. Com eles, eles gastam uma quantia enorme de dinheiro, armazenados em ativos digitais que são impossíveis de rastrear ou recuperar.

Para operar nesse terreno complexo, nada melhor do que se fazer um seguro de roubo. Mas, como esse tipo de contrato funcionaria? Neste post, vamos tentar explicar um pouco sobre esse tipo de atividade para você que deseja utilizar criptomoedas para contratar um seguro residencial para seu apartamento na Mooca ou qualquer outro lugar do país. Acompanhe!

Por que a transação de criptomoedas precisa ser segura?

Atualmente, o negócio de criptomoedas consiste principalmente de startups e trocas. Ele não é grande o suficiente para fornecer receitas substanciais para o setor de seguros de transações e que pode ser utilizado também para segurar vários bens, numa espécie de combo de itens a serem segurados.

Com base em informações publicamente disponíveis, mesmo a maior bolsa de criptomoedas da América do Norte, a Coinbase, detém apenas 2% de suas moedas seguradas pelo Lloyd’s de Londres. Essas moedas são mantidas em armazenamento quente (ou conectadas à Internet).

O restante está desconectado da Internet e pouco se sabe sobre seu status de seguro, o chamado armazenamento frio. O seguro para criptomoedas se torna importante quando você considera a instabilidade do ecossistema de criptomoedas. Assim, ela pode ser uma solução quando a seguradora lhe garante a possibilidade de investir com segurança total de dados, algo que muitas imobiliárias em São Paulo já estão recomendando aos clientes.

A criptomoeda pode ser uma fonte de receita?

Os problemas no ecossistema de criptomoedas podem ser uma fonte potencial de receita para o setor de seguros, principalmente quando fecham combos para seus clientes. A maioria dos produtos de seguros voltados para o setor são produtos sob medida, adaptados às necessidades dos clientes, como é o caso de um seguro residencial.

Assim, startups e empresas que operam no setor de criptomoedas normalmente deveriam optar pela cobertura contra roubo, que inclui seguro cibernético e crime. Os prêmios anuais possam chegar a US $ 10 milhões pela cobertura contra roubo. Em casos de grandes quantias, a cobertura é dividida entre dezenas de subscritores para garantir que nenhuma seguradora esteja no gancho em casos de invasão de hackers.

Atraídas pela oportunidade, as companhias de seguros criaram novas maneiras de calcular os prêmios. Assim, a indústria de criptografia acaba ganhando o status de um serviço de carro blindado digital, por mais que investir em criptomoedas e outras Ofertas Iniciais de Moedas (“ICOs”) seja um procedimento altamente arriscado e especulativo – mas que se aplica ao mercado de imóveis porque justamente são poucos os casos de sinistros residenciais em relação a seguros existentes hoje em dia.

Lembre-se: as carteiras são fundamentais  

Muitos investidores compram uma moeda digital popular como bitcoin em uma bolsa apenas para manter a moeda nessa plataforma. As trocas digitais tomam suas próprias precauções de segurança para evitar roubos, mas não são imunes a hackers. Uma das melhores maneiras de proteger seu investimento é proteger uma carteira, de modo a não comprometer sua verba para anunciar, vender ou alugar seus imóveis na Vila Mariana ou em qualquer outro lugar do planeta!

Então, em linhas gerais, há dois tipos principais de carteiras, embora novos designs entrem em jogo o tempo todo. Destes, os dispositivos de hardware são talvez a melhor opção. Essas carteiras físicas (ou “frias”) parecem drives USB e agem como uma loja física de tokens ou moedas.

Cada carteira de hardware é vinculada a uma chave privada, um código semelhante a uma senha que permite descriptografar a carteira e acessar as moedas ou tokens que ela armazena. Embora as carteiras de hardware sejam tremendamente eficazes contra ladrões digitais, também há um risco: perca sua chave de senha e você nunca recuperará o conteúdo da carteira.

A importância de trocas de moeda digital

 

A maioria das transações envolvendo criptomoedas é feita por meio de uma troca de moeda digital. Essas plataformas são normalmente acessíveis via navegador da Web ou aplicativo e exigem que os usuários façam compras e vendas usando uma moeda fiduciária ou uma criptomoeda diferente.

Os especialistas em segurança de criptomoedas recomendam a não manutenção de qualquer moeda digital em bolsa por dois motivos principais. Primeiro, se a troca for hackeada, você poderá perder suas participações. Segundo, a bolsa mantém suas criptomoedas com  base em um tipo de software; se a troca cair por algum motivo, talvez você não tenha o recurso de recuperar suas participações.

Embora os investidores mais experientes no espaço de criptomoedas normalmente saiam da plataforma de câmbio depois de concluir uma transação, ainda assim há uma quantidade necessária de envolvimento na troca no processo. Por esse motivo, os investidores em criptomoedas são aconselhados a escolher com cuidado ao determinar qual troca utilizar.

Em muitos casos, moedas digitais populares estão disponíveis em uma enorme variedade de trocas diferentes. Essas trocas não são todas iguais no que diz respeito à segurança e proteção; um pouco de diligência é necessário que o investidor tenha certeza de que não está adicionando riscos desnecessários ao processo da transação, operando em uma troca insegura.

No caso de outras moedas digitais, particularmente as menos populares ou mais recentes, as opções de troca podem ser mais limitadas. De qualquer forma, se uma troca lhe parecer carecer de segurança, é melhor evitá-la, ao menos que você tenha um bom seguro contratado!

Gostou deste artigo? Compartilhe este post em suas redes sociais!