Inovação tecnológica marca nova fase da Ituran Brasil

O veículo particular, nesse novo momento, virou instrumento de trabalho e passou em muitos casos a transportar passageiros. A residência familiar, que antes hospedava somente a família, agora dá espaço para receber mais pessoas e até escritórios. As intermináveis fichas de perfil de seguro, em breve, também cairão em desuso – uma vez que a tecnologia permitirá definir a utilização do veículo coberto pela apólice.

De acordo com o CEO da Ituran Brasil, Amit Louzon, o Big Data (a análise e a interpretação de grandes volumes de dados), além de aliado, mudou o conceito do negócio e da relação com o público. “A tecnologia permite definir, semana após semana, a utilização real do veículo. Essa mudança reduz os custos para os consumidores, além de proporcionar auxílio em casos de emergência”, pontuou.

Para ele, o futuro da telemetria está voltado para a segurança. “A novidade transita pelo uso de sofisticados algoritmos de grande complexidade, responsáveis pelas análises comportamentais, na avaliação da redução de poluentes (controle de CO₂) e do consumo. Outro ponto de convergência é a integração com soluções para a calibração de câmeras de vídeo para veículos – o sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) que, durante o percurso, escaneia a rota, calcula a distância e a velocidade dos veículos à frente. Segurança do motorista e do equipamento são variáveis importantes”, enfatiza Louzon.

Um sistema eficiente oferece benefícios como análises na manutenção que impactam diretamente em oportunidades de redução de custos e segurança no trânsito. “Com recursos avançado de telemetria conseguimos avaliar o comportamento do motorista, medir a ociosidade do veículo, risco de acidentes e propor alternativas viáveis para melhoria da gestão da frota de veículos” destaca Louzon.

Em termos de futuro, o executivo acredita que soluções cada vez mais precisas vão se popularizar. “Economia e precisão é um caminho sem volta. O uso de Business Intelligence (BI), além de oferecer o apoio nas decisões, nos dá escala de atendimento. O futuro chegou e já estamos preparados para esse novo momento”, finaliza Louzon.