Matriz de Eisenhower para corretores de seguros: produza mais definindo prioridades

Organização é fundamental para manter o controle de qualquer empresa. Em corretoras de seguros, administrar demandas e saber categorizá-las é uma das estratégias mais eficientes para conquistar sucesso nos negócios.

Com esse objetivo, faz sentido a aplicação da Matriz de Eisenhower, metodologia que atende qualquer tipo de empresa. A ferramenta permite que o gestor ou colaborador visualize de forma detalhada as tarefas a fazer, com o objetivo de classificá-las para ter clareza e priorizar o que é mais importante, assim pode produzir mais.

Conheça a Matriz de Eisenhower

A Matriz de Eisenhower consiste na técnica de gerenciamento de tarefas praticadas através da definição do grau de importância das atividades. Ela leva esse nome porque foi desenvolvida por Dwight D. Eisenhower, 34º Presidente dos Estados Unidos.

Para aplicar o método, o primeiro passo é entender a estrutura da matriz. A ferramenta tem dois eixos. Um deles mede o grau de importância e o outro a urgência das atividades. Os eixos se tocam na parte inferior da tabela formando um ângulo de 90º.  A matriz então é dividida em quatro quadrantes, cada um deles representa um nível de urgência e importância para as tarefas, como:

Importante e urgente – Faça imediatamente.

Importante, mas não urgente – Planeje quando fazer / faça em seguida.

Urgente, mas não importante – Delegue para outra pessoa.

Não importante e nem urgente – Faça depois ou descarte.

Estrutura da Matriz de Eisenhower para corretores de seguros

 

Por isso, para utilizar a matriz e obter resultados é necessário ter o feeling para decidir quais ações são urgentes e não urgentes no momento. Outro detalhe é que a tabela precisa ser atualizada continuamente. Conforme tarefas são cumpridas, outras ganham espaço no quadrante.

Coloque o método em prática na corretora

Se deparar com corretores de seguros perdidos diante do acúmulo de e-mails, cadastros e números não é novidade. Nesse sentido, a Matriz de Eisenhower é decisiva para organizar e, assim, aumentar a produtividade.

O corretor de seguros apenas precisa saber diferenciar as tarefas. Em geral, as tarefas importantes estão relacionadas a metas e relatórios. As urgentes são as que têm prazo apertado para cumprir, como renovações.

Adotar a matriz em corretoras contribui para focar melhor nas tarefas que realmente agregam no crescimento da empresa. Você passa a entender que a ligação de um colega sobre determinado documento, não tem o mesmo peso que uma mensagem de um segurado indicando o telefone de um possível novo cliente.

Além disso, o método é simples de implantar e alimentar em qualquer modelo de corretora de seguros. Ele contribui para a organização das demandas de toda a estrutura organizacional, dando mais transparência e efetividade nas tarefas.

O software de gestão que facilita o controle de tarefas é uma opção que, unida à Matriz de Eisenhower, pode garantir organização e processos mais ágeis.

Por Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues é empreendedor da área de softwares para corretoras de seguros há mais de 25 anos. Atualmente, é Chief Executive Officer da Quiver, empresa líder no segmento de soluções para corretoras de seguros no Brasil. Formado em Tecnologia da Informação e Administração de Empresas, o executivo tem se dedicado ao crescimento da empresa, na superação dos limites dos clientes e na evolução constante dos colaboradores.