Grupo Pentagonal Seguros comercializa emissão da PID com exclusividade no mercado segurador

Em parceria com o Automóvel Clube Brasileiro, o Grupo Pentagonal Seguros vai comercializar a emissão da Permissão Internacional para Dirigir de forma exclusiva no setor de seguros, em todas as suas franquias. Conhecida como PID, o documento habilita a conduzir veículos automotores da sua categoria, para uso no exterior, em países que fazem parte das convenções e acordos internacionais que tratam sobre o assunto.

De acordo com a Portaria DENATRAN nº 251/2017, o Automóvel Clube Brasileiro está autorizado a expedir a PID para brasileiros em todo o território nacional. O documento tem validade de três anos e é preciso portá-lo junto com a Carteira Nacional de Habilitação. É importante estar com o documento por ser internacionalmente reconhecido e traduzido em nove idiomas, com o objetivo de facilitar a checagem das informações do condutor, tanto para locações de veículos quanto em fiscalizações das autoridades locais.

Para o CEO do Grupo Pentagonal Seguros, Bernard Biolchini, ser a corretora de seguros exclusiva do Automóvel Clube Brasileiro na emissão da PID, agrega um valor imensurável para a marca, porque existe uma necessidade do turista portar o documento, para evitar contratempos durante a viagem. “Quem viaja para fora do Brasil, precisa ter a consciência que embora quando alugue um carro e a locadora não exige o documento como condição para o aluguel, precisa ter a PID em mãos. Caso ocorra um acidente ou se o viajante for parado pela polícia, sem este documento tudo se complica. E a viagem que deveria ser tranquila, se torna um contratempo por conta dos transtornos que podem ser causados, devido a falta deste documento”, explicou.

Quando o turista apresenta somente a CNH para uma autoridade de trânsito que não conhece a língua portuguesa, isso pode gerar dúvidas ao responsável pela fiscalização. Existem casos de motoristas que foram multados na Argentina, por estarem somente com a CNH e não portarem a PID. Caso não domine o idioma local, a dificuldade para responder todos os questionamentos do agente de trânsito, é considerada mais um obstáculo para mostrar que o documento apresentado está correto.

Desde 14 de agosto de 2016, entrou em vigor a Convenção da Apostila da Haia. O tratado tem o objetivo de agilizar e simplificar a legalização de documentos entre os 112 países signatários, permitindo o reconhecimento mútuo de documentos brasileiros no exterior e de documentos estrangeiros no Brasil.

O Automóvel Clube Brasileiro em parceria com o Grupo Pentagonal Seguros na comercialização da carteira internacional proporciona o acesso a PID de forma ágil e sem burocracia. A permissão pode ser adquirida sem dificuldades. É só preencher o formulário com um único cadastro, efetuar o pagamento com segurança e no prazo máximo de três dias, o documento é despachado pelos Correios.

Países onde a PID é aceita

África do Sul, Albânia, Alemanha, Anguilla (Grã Bretanha), Angola, Argélia, Argentina, Arquipélagos de San Andrés, Providência e Santa Catalina (Colômbia), Austrália, Arábia Saudita, Armênia, Áustria, Azerbaidjão, Bahamas, Barein, Bélgica, Bermudas, Bielo-Rússia, Bolívia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Cabo Verde, Canadá, Catar, Cazaquistão, Ceuta e Melilla (Espanha), Chile, Cingapura, Colômbia, Congo, Coréia do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, Croácia, Cuba, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, El Salvador, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Federação Russa, Filipinas, Finlândia, França, Gabão, Gana, Geórgia, Gibraltar (Colônia da Grã Bretanha), Grécia, Guatemala, Guiana, Guiné-Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Hungria, Ilhas da Grã-Bretanha (Pitcairn, Cayman, Malvinas e Virgens), Ilhas da Austrália (Cocos, Cook e Norfolk), Ilhas da Coroa Britânica (Canal), Ilhas da Colômbia (Geórgia e Sandwich do Sul), Indonésia, Irã, Iraque, Israel, Itália, Kuwait, Letônia, Libéria, Líbia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Marrocos, México, Moldávia, Mônaco, Mongólia, Montenegro, Montserrat (Grã Bretanha), Namíbia, Nicarágua, Níger, Niue (Nova Zelândia), Noruega, Nova Zelândia, Nueva Esparta (Venezuela), Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Quênia, Quirguistão, Reino Unido (Escócia, Grã-Bretanha, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales), República Centro Africana, República Tcheca, República Dominicana, Romênia, San Marino, Santa Helena (Grã Bretanha), São Tomé e Príncipe, Seicheles, Senegal, Sérvia, Suécia, Suíça, Tadjiquistão, Terras Austrais e Antártica (Colônia Britânica), Território Britânico na Antártica (Colônia Britânica), Território Britânico no Oceano Índico (Colônia Britânica), Toquelau (Nova Zelândia), Tunísia, Ilhas Turcas e Caicos (Colônia Britânica), Turcomenistão, Turquia, Ucrânia, Uruguai, Uzbequistão, Venezuela, Vietnã e Zimbábue.