Receita da Ikê Assistência Brasil cresceu 700% sob comando de Marusia Gomez

Marusia Gomez é CEO da Ikê Assistência Brasil
Marusia Gomez é CEO da Ikê Assistência Brasil

Quando chegou à Ikê Assistência Brasil como CEO, em 2012, Marusia Gomez tinha desafios interessantes pela frente: manter a cultura da diversidade presente no dia-a-dia da empresa e entregar resultados que consolidassem a multinacional mexicana de Assistência 24 horas como uma das principais empresas deste ramo do segmento de seguros no Brasil.

Nos seus sete anos de Ikê, o quadro de colaboradores cresceu 572% (de 55 para 370 empregados) acompanhando a evolução da empresa no Brasil. A companhia passou a oferecer anualmente 350 mil serviços que incluem atendimentos emergenciais de automóvel, residencial, concierge, serviços de reparo, saúde, pet, entre outros. Sem falar do avanço nos ingressos (novos clientes) que são revertidos em receita para a companhia e aumentaram 700% nesse período e o turnover que atingiu o índice de apenas 4%.

Hoje, a Ikê possui uma cultura corporativa conceituada e alto envolvimento dos funcionários com índice de 94% de satisfação interna e 82% de NPS, um indicador de qualidade que utiliza métricas específicas para medir a lealdade e fidelidade dos envolvidos.

“Foi preciso adotar políticas sólidas de igualdade de gênero em todos os níveis da companhia e, em paralelo, coordenar planos de negócio robustos para crescer em um mercado tão competitivo como este”, destaca Marusia, uma das poucas mulheres que ocupam este cargo em empresas de seguro e assistência.

Ela comanda um quadro de funcionários composto 68% por mulheres, as quais ocupam 59% dos cargos de supervisão, coordenação, gerência e diretoria. “Um número cada vez maior de empresas trabalha ativamente para diminuir as disparidades entre os gêneros. Pesquisas recentes comprovam que ter mulheres em cargos estratégicos é importante para promover mudanças reais no trabalho, instigar a criatividade e somar bons resultados”, ressalta.

É o que afirma o relatório “Mulheres na gestão empresarial: argumentos para uma mudança” da Organização Mundial do Trabalho (OIT). Segundo o documento, empresas com mulheres em postos de liderança têm melhor desempenho nos negócios. No estudo, que se baseia em uma pesquisa com 13 mil empresas de 70 países, 71% das companhias brasileiras que participaram afirmam que ter iniciativas pela diversidade e igualdade de gênero aumentam os resultados financeiros.

A CEO da Ikê também participa ativamente de grupos sobre o tema. Em junho de 2019, a companhia foi uma das 55 premiadas pela consultoria Great Place to Work, que anualmente elege empresas que investem em práticas para garantir o avanço das carreiras das mulheres e incentivam a liderança feminina.