Ocorreu nesta quinta feira (09), no auditório da FIESP, evento de lançamento da edição 2020 do Rally da Safra, concebido pela Agroconsult. A competição começa no dia 13 de janeiro, próxima segunda feira, com expectativas de crescimento de 2,2% para a soja. A equipe percorrerá o país avaliando as plantações e produtividade das lavouras.
Alguns itens serão avaliados como o rendimento da lavoura, peso de grão e a condição de tempo. “Vamos a campo com a expectativa de encontrar uma safra positiva”, afirma André Pessôa, sócio diretor da Agroconsult. O evento conta com patrocínio do Banco Santander, FMC, Corteva Agriscience (com as marcas Brevant, Enlist e Cordius), VLI, Firestone (marca pertencente à Bridgestone), Tokio Marine, além do apoio da BR Distribuidora, da FIESP e da Fundação Agrisus.
A Tokio Marine tem o propósito de crescimento dos produtos voltados ao agronegócio, cuja carteira registrou alta expressiva no ano de 2019 com R$ 119,7 milhões em prêmios emitidos. Esse resultado supera mais de cinco vezes a expectativa traçada no início do ano, de R$ 20 milhões.
“Essa expansão do ano passado foi justamente um preparo, fizemos antecipadamente uma pesquisa com culturas, estados, tipos de produtos, mas ainda falta muito. Quando a gente fala que só 10% da área plantada é segurada, é um número ainda muito pequeno. Temos várias dependências, uma delas a subvenção governamental. No ano passado o governo federal destinou R$ 440 milhões, e esse ano tem uma previsão de R$ 1 bilhão . Isso deve ampliar o número de agricultores que contratam o seguro”, disse Joaquim Neto, gerente de produtos Agro da Tokio Marine.
A companhia atua no setor rural desde 2015, com coberturas para equipamentos como o maquinário utilizado no plantio, manejo condução e colheita de cultivos agrícolas. Vem expandindo para os eventos climáticos e multi riscos que envolve danos como seca, excesso de chuva, granizo e geada, dentre outros, para mais de 70 tipos de culturas e presença em todo o país. “O contratante pode escolher, tendo a opção do valor do custeio ou até a produtividade que ele imagina atingir”, ressalta o gerente da companhia. “Além disso, parcerias através de instituições financeiras põe o seguro na possibilidade de um pacote de vendas que garanta a ele, naquela região vamos ver uma possibilidade de riscos referente a eventos climáticos.” finaliza o gerente da seguradora.