Desemprego é um grande desafio econômico para 2020

É o que aponta levantamento do Sindseg-SP e Sincor-SP na Carta de Conjuntura do Setor de Seguros

A edição de dezembro da Carta de Conjuntura do Setor de Seguros aponta que o desemprego será o principal desafio econômico para o País em 2020. “Nos últimos dois anos, o País se recuperou em diversos indicadores econômicos, mas o desemprego decai de forma mais lenta do que as outras variáveis”, alerta o estudo.

Produzida pelos Sindicato das Empresas de Seguros e Resseguros (Sindseg-SP) e pelo Sindicato de Empresários e Profissionais Autônomos da Corretagem e da Distribuição de Seguros do Estado de São Paulo (Sincor-SP), a Carta aponta que, até novembro, as seguradoras tiveram faturamento na casa dos R$ 223 bilhões.

Na separação por ramos de seguros, o de pessoas foi o grande destaque, já que conseguiu registrar avanço de 15% até novembro de 2019. Os ramos elementares cresceram timidamente, com evolução de 4% na comparação com o ano anterior.

“Os números foram positivos, sobretudo os seguros do grupo de pessoas, em termos de crescimento de mercado, tal como vem ocorrendo em exercícios anteriores”, diz a Carta.

O estudo também aborda algumas indefinições, ocorridas no final do ano passado, como a MP 905, que desregulamenta a profissão de corretor de seguros, a MP 904, que extinguiu o seguro DPVAT, além da decisão da Susep de segmentar as seguradoras de acordo com porte e perfil de risco.

Confira a Carta de Conjuntura.