Anvisa alerta aéreas sobre sintomas para evitar transmissão do coronavírus em aeroportos

Agência Nacional de Vigilância Sanitária promoveu reunião com empresas para reforçar procedimentos

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) informou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulga desde a última sexta-feira (24), nos aeroportos internacionais do País, anúncios sonoros em português, inglês e mandarim sobre os sintomas do coronavírus, com orientações aos passageiros e dicas para evitar a transmissão da doença.

“Se você tiver febre, tosse ou dificuldade para respirar, dentro de um período de até 14 dias, após viagem para a China, você deve procurar a unidade de saúde mais próxima e informar a respeito da sua viagem”, afirma a mensagem em sua versão na língua portuguesa.

Medidas simples podem proteger sua saúde

• Lave as mãos frequentemente com água e sabão. Se não tiver água e sabão, use álcool gel;
• Cubra o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar. Descarte o lenço no lixo e lave as mãos;
• Evite aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados;
• Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
• Procure o serviço de saúde mais próximo.

A Anvisa também reforçou procedimentos já estabelecidos em aeroportos e aeronaves para a identificação e comunicação de casos suspeitos de coronavírus, durante reunião realizada no Aeroporto Internacional de Guarulhos com companhias aéreas, empresas que atuam no aeródromo e órgãos de saúde estaduais e municipais.

São medidas mais técnicas e operacionais que dizem respeito aos procedimentos das companhias aéreas e suas tripulações, quando detectam um caso suspeito. Entre algumas das principais medidas apresentadas está o reforço na limpeza e desinfecção de aeronaves pelas empresas especializadas nesse tipo de serviço, em casos de identificação de suspeita de pessoas com sintomas do coronavírus a bordo.