Consórcio é opção para começar 2020 com investimentos

Iniciar um planejamento financeiro nos primeiros meses do ano pode garantir uma boa renda a médio e longo prazo

A virada de um ano para o outro geralmente é marcada pelo momento de estabelecer novas metas e planejar conquistas. Algumas dessas conquistas podem ser um carro novo, uma motocicleta e até a casa própria, e uma maneira de transformar tais objetivos em realidade é o consórcio. O modelo de compra é uma opção de investimento que se adapta a diferentes bolsos e tem o benefício da não incidência de juros.

Em 2019, a procura pela aquisição de consórcios aumentou 28% no Rio Grande do Sul e, segundo a Associação Brasileira de Administradora de Consórcios (ABAC) é esperado que o crescimento continue neste ritmo em 2020. “Com o consórcio é possível adequar as parcelas para combinar aos investimentos desejados, como a aquisição de veículos, imóveis e a realização de reformas”, explica o gerente Comercial e de Marketing da Randon Consórcios, Cleber Sanguanini.

Segundo ele, a disciplina financeira é fundamental para um investimento certeiro. “Optar por fazer o investimento nestes primeiros meses é uma boa forma de começar 2020 e o consórcio é uma opção de fácil controle por parte do investidor, especialmente em um cenário no qual o planejamento financeiro cuidadoso se torna cada vez mais importante para a tomada de decisões”, ressalta Cleber.

Ele acrescenta ainda que o bem a ser adquirido pode contribuir para o incremento do patrimônio da família, possibilitando uma “folga” financeira nos anos futuros: “a contemplação de um consórcio de imóvel pode significar uma renda fixa obtida a partir do aluguel a terceiros, assim como adquirir um automóvel por meio do consórcio pode gerar renda a partir da locação para transporte particular por aplicativo”, ressalta o gerente.