Trator resgata pessoas de alagamento em São Paulo

Foi o dia mais chuvoso na capital paulista desde 1995

As fortes chuvas registradas em São Paulo nesta segunda-feira (10), dia mais chuvoso na capital paulista desde 1995, foram marcadas por diversas imagens impressionantes. Um fotógrafo do Estadão Conteúdo e o helicóptero da Record TV flagraram o resgate de pessoas em um dos mais de 80 pontos de alagamento realizado por um trator. As pessoas foram carregadas na pá do veículo. A cena foi enfatizada pelo Universo Online.

Até mesmo um Jacaré foi visto nas águas em uma das enchentes que também atingiram a cidade de Osasco, uma das mais prejudicadas pelas chuvas.

Caos na mobilidade urbana

Apesar da suspensão do rodízio de veículos em SP, a Defesa Civil e as autoridades alertam a população para que evitem sair de casa. Em diversos pontos o acúmulo de água e o transbordamento dos rios Tietê e Pinheiros impedem o fluxo de veículos nas marginais. Algumas linhas da CPTM também foram afetadas e deixaram de funcionar, até a publicação deste material a interdição continuava apenas na Linha 9 – Esmeralda. O metrô opera normalmente.

Chuvas devem continuar

O Instituto Nacional de Meteorologia indica alerta vermelho para o acumulado de chuva em todo o Estado de São Paulo. A previsão é de aconteçam mais temporais e que a chuva venha acompanhada de trovoadas, descargas elétricas e muito vento – com rajadas que podem atingir os 70km/h. No litoral, as ondas podem ultrapassar os 2 metros de altura. A previsão é de que chova entre 65 e 120 milímetros até a terça-feira (11), segundo dados da Somar Meteorologia.