Aplique sustentabilidade na estratégia do seu negócio

Uma ideia muito presente no ramo empresarial é o conceito de sustentabilidade. As organizações conseguem cuidar dos impactos ambientais, e ainda sim, gerar lucro com esses cuidados. Parece uma ideia muito distante das empresas, né? Porém, o que muita gente não sabe, é que independente de porte ou segmento, é possível ter um negócio lucrativo e de baixo custo (ambiental e empresarial). 

Primeiro, precisamos entender o significado de sustentabilidade. Vamos lá?

O que é sustentabilidade?

Na prática, a sustentabilidade pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente e os recursos naturais para as gerações futuras. No meio corporativo, sustentabilidade nada mais é que o equilíbrio entre fatores ambientais, sociais e econômicos. Com isso, criou-se o conceito da sustentabilidade dentro das organizações, que consiste em 3 elementos: 

  • Ambiental: São ações que a empresas podem implementar para amenizar o impacto no meio ambiente;
  • Social: Toda atitude voltada a qualidade de vida das pessoas ligadas a empresa;
  • Econômico: O lucro da empresa. Desse modo, além de promover resultados positivos no meio ambiente, as ações contribuem com o bem-estar social.

Qual a importância da sustentabilidade para o meu negócio?

Resumidamente, a ideia é diminuir o impacto negativo que a organização pode causar ao meio ambiente, enquanto promove ações e a melhoria ambiental. Além disso, essa estratégia pode mudar a imagem da sua empresa, atraindo clientes mais ligados nas questões ambientais. 

Para ter uma ideia, 3 a 4 consumidores com menos de 34 anos, estão dispostos a pagar mais caro por produtos sustentáveis. Se o seu público-alvo não for dessa faixa etária, não se preocupe, eles vão envelhecer e podem se tornar clientes em potencial. 

Redução dos danos ambientais 

Um dos maiores benefícios das políticas sustentáveis – é, de fato – a diminuição do impacto negativo que a produção tem no meio ambiente. 

Imagine um sistema de combate a incêndio, o fogo promove um dano gigante ao ambiente dependendo de sua proporção, né? Esse sistema protege qualquer estrutura, residencial ou industrial – o que já é um ponto positivo para o meio ambiente.

Diminuição de custos 

As práticas sustentáveis ajudam na redução dos custos de organização. Isso pois as ações adotam algumas alternativas econômicas, como: reaproveitamento de materiais, diminuição no consumo de água, economia de energia elétrica, aproveitamento de recursos e etc. 

Imagem positiva da empresa 

Com a adoção de políticas sustentáveis, a empresa reforça uma imagem positiva com o mercado e os consumidores. Além disso, a preocupação com o meio ambiente é um bom sinal de empatia. 

Reduz o desperdício

Um dos aspectos mais importantes é a diminuição do desperdício, visto que a empresa passa a obter o consumo consciente.  

Qualidade de vida dos colaboradores 

Outro ponto super importante. Ao promover práticas sustentáveis, as ações contribuem na qualidade de vida dos funcionários. As práticas auxiliam na produtividade e em um ambiente mais saudável. 

Como manter no meu negócio?

Algumas práticas sustentáveis podem ser linkadas a pequenas ações administrativas. É importante identificar quais são as áreas que aceitam tais mudanças na sua empresa e quais são as soluções. Além disso, é necessário localizar quais são os desperdícios rotineiros da empresa e buscar uma solução para eles. Nesse caso, podemos classificar como perda não só produtos, os custos e as horas trabalhadas dos colaboradores também. Por exemplo, o retrabalho de um funcionário em função de falhas cometidas na criação de uma bomba centrífuga ou em uma blindagem de carros, pode significar uma perda de tempo e dinheiro. 

Para obter um melhor aproveitamento da sustentabilidade na sua empresa, promova o consumo consciente. Incentive a reutilização de materiais descartáveis e a diminuição do consumo de energia elétrica. 

Por meio disso, você pode apoiar causas sustentáveis, como projetos inovadores e os movimentos sociais. Isso poderá ter impacto nos colaboradores e assim, a própria empresa vai desenvolver uma cultura sustentável. 

*Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.