Cuidado com o golpe da troca de cartões e o roubo de celulares nos bloquinhos

Aglomeração de pessoas e distração na hora de pagar compras criam o ambiente ideal para que golpistas descubram a senha e troquem o cartão

O carnaval chegou, mas os bloquinhos e a folia estão na rua desde janeiro. Nesse período, já foi possível constatar que, a exemplo do carnaval passado, o golpe da troca de cartões continua sendo um dos mais praticados. O furto de celulares também vem crescendo, o que exige cuidados redobrados da população com o seu aparelho, pois, nas mãos dos bandidos, as fraudes proliferam.

A aglomeração de pessoas e a distração no momento dos pagamentos facilitam aplicar o golpe da troca do cartão, o mais comum nesta época do ano. Eis como a coisa funciona: o golpista se passa por um ambulante e entrega a maquininha para o cliente digitar a senha do cartão. O falso vendedor se aproveita de um momento de distração do comprador e presta atenção na senha que está sendo digitada. Ou ainda, usa algum truque e desviar a atenção do folião para que a vítima digite a senha no campo destinado ao valor da compra, o que permite ao bandido descobrir o código secreto. Aproveitando-se da falta de atenção do comprador, o golpista devolve um outro cartão e a troca só é percebida muito tempo depois, quando a pessoa tentar usá-lo novamente.

Prestar muita atenção ao fazer os pagamentos, é a principal forma de evitar ser vítima desse golpe. “O ideal é que a própria pessoa insira o cartão na maquininha e fique segurando ele o tempo todo. Caso isso não seja possível, é muito importante que ela confira se o cartão devolvido é realmente o dela assim que o receber do ambulante”, explica Adriano Volpini, diretor da comissão de Prevenção a Fraudes da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

Volpini alerta que, além do cartão, os golpistas também precisam da senha para realizar operações fraudulentas. Por isso, é preciso tomar cuidado na hora de digitar o código na maquininha. “Preste atenção se não tem ninguém observando enquanto você digita e veja se os números aparecem na tela: isso não pode acontecer. O campo de senha deve mostrar apenas asteriscos.”

Outro problema muito comum em locais com aglomeração de pessoas, como é o caso dos blocos de carnaval, são os furtos, roubos ou perda do celular. Caso isso aconteça, é muito importante comunicar ao banco o mais rápido possível. “Quando a pessoa tem seu celular roubado, ela se lembra de fazer o boletim de ocorrência e avisar a empresa de telefonia e a operadora do cartão de crédito. Quase ninguém lembra de avisar ao banco”, diz Volpini.

Esse descuido pode ter consequências graves. Se o ladrão conseguir desbloquear o celular, ele poderá ter acesso à conta da vítima pelo aplicativo do banco, por exemplo.

Em geral, os bandidos têm técnicas de convencimento, por meio de e-mails ou mensagens falsas, para induzir a vítima a informar as senhas de desbloqueio do aparelho celular, onde, por vezes, são guardadas informações que permitem o acesso ao aplicativo bancário. “Desconfie sempre, principalmente de links enviados, a orientação é a própria pessoa acionar a operadora para pedir o bloqueio”, afirma Volpini.

Além disso, em muitos casos, o celular é roubado enquanto as pessoas estão tirando fotos ou enviando mensagens, ou seja, em momentos em que o aparelho já está desbloqueado.

Por isso, acrescenta o executivo, “é importante comunicar ao banco o roubo do celular assim que perceber que não está mais com o aparelho. Dessa forma, a instituição financeira poderá bloquear o acesso à conta por meio do aplicativo do banco instalado no celular roubado e impedir que os bandidos realizem qualquer operação”.

Para chamar atenção das pessoas sobre os riscos deste golpe, a Febraban produziu um vídeo dando dicas de como reconhecer situações suspeitas e como evitá-las.

Para reduzir os riscos de ser vítima de golpistas, a Federação também destaca as seguintes orientações:

  • Nunca empreste ou entregue o seu cartão para ninguém e nunca o perca de vista. Pode haver a troca do cartão sem que você perceba;
  • Ao efetuar pagamentos com seu cartão, não deixe que ele fique longe do seu controle, confira o valor e tome cuidado para que ninguém observe a digitação da sua senha;
  • Ao finalizar a compra e pegar o cartão de volta, veja se é o seu nome que está nele.
  • Solicite sempre a via do comprovante de venda e confira o valor impresso da compra;
  • Sempre que possível, passe você mesmo o cartão na maquininha.
  • Cadastre-se para receber avisos por SMS ou e-mail a cada transação realizada com seu cartão, assim, é possível identificar com rapidez uma transação fraudulenta;
  • Nunca guarde a senha junto com o cartão. Isso reduz o risco em casos de perda ou roubo;
  • Tome cuidado com esbarrões ou encontros acidentais, que possam levar a perder de vista, temporariamente, o seu cartão magnético. Se isso ocorrer, verifique se o cartão que está em seu poder é realmente o seu. Em caso negativo, ligue imediatamente para o banco e solicite o cancelamento do cartão;
  • Quando for destruir um cartão, corte o chip ao meio. Mesmo com o plástico cortado, é possível fazer transações se o chip estiver intacto;
  • Em caso de roubo, perda ou extravio do seu cartão, ligue imediatamente para a Central de Atendimento do seu banco e solicite o cancelamento do cartão. Em caso de roubo, também registre um B.O. na delegacia mais próxima.