Participantes da Prevcom podem deduzir valor de aportes extras da base do IR

Beneficio fiscal permite abater o montante aplicado da base de cálculo do IR para diminuir o imposto a pagar ou aumentar o valor da restituição


Os participantes da Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo (Prevcom) poderão abater R$ 6,7 milhões em contribuições voluntárias da base de cálculo do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), ano-base 2019. Com este beneficio fiscal, os participantes dos planos de previdência complementar podem diminuir o imposto a pagar ou assegurar uma restituição maior na declaração.

As contribuições voluntárias têm crescido todos os anos na Prevcom e a série histórica apurada pela entidade confirma esta tendência. No período de 2013 a 2019 os funcionários públicos transferiram o total de R$ 23,6 milhões em recursos extras para suas contas individuais. O comportamento dos participantes indica que, após 7 anos, os planos da entidade passaram a integrar o portfólio de investimentos dos servidores.

As regras do Imposto de Renda permitem aos contribuintes utilizar os valores extras aplicados nas contas individuais para reduzir a base de cálculo de incidência do imposto, até o limite de 12% do rendimento anual. Além desta vantagem, há ainda um ganho adicional. As contribuições mensais para a Prevcom de até 7,5% do salário de participação também podem ser abatidas no Imposto de Renda.

O prazo para entrega das declarações de imposto de renda se inicia em 2 de março e se encerra em 30 de de abril.