Coronavírus chega ao Brasil e propagação avança

Portador da doença chegou a reunir mais de 30 convidados no final de semana

Foi confirmado nesta quarta-feira (26) o primeiro caso de brasileiro infectado pelo Coronavírus 2019 (Covid-19). Trata-se de um homem de 61 anos da cidade de São Paulo. Ele viajou ao norte da Itália, onde esteve até o último dia 21 de fevereiro. O paciente apresentou os sintomas da doença na última sexta-feira. Segundo o Ministério da Saúde existem outros vinte casos suspeitos no País.

O exame – SARS-CoV2 (RT-PCR), pelo protocolo Charité, conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), foi realizado pelo Hospital Israelita Albert Einstein. A contraprova que confirmou a doença foi realizada pelo Instituto Adolfo Lutz, conforme prevê o Plano de Contingência Nacional. O hospital disse que o paciente encontra-se em bom estado clínico e que não há necessidade de internação. O brasileiro deve permanecer em quarentena pelos próximos 14 dias, tal qual os brasileiros que retornaram da China por intermédio do governo federal.

A Rádio BandNews FM apurou ainda que o portador da doença chegou a receber cerca de 30 familiares no último domingo. Dois netos dele também apresentam sintomas da doença e vão passar por testes ainda hoje. Uma criança tem por volta de 8 anos de idade e a outra 9 meses. Os sintomas apresentados são febre e tosse seca, também segundo a emissora. As crianças estão em casa, na Zona Sul de São Paulo, e vão passar por dois exames, sendo o último a chamada contraprova.

*Com informações de Agência Brasil; **Imagem/Reprodução/REUTERS