Generali define mecanismos para a estruturação de títulos vinculados a seguros verdes

Títulos vinculados a seguros são instrumentos financeiros alternativos vinculados ao risco de seguro

A Generali desenvolveu seu primeiro “Quadro de títulos vinculados a seguros verdes” (Quadro ILS verde), alinhado à estratégia de sustentabilidade do Grupo. A iniciativa está intimamente relacionada ao Generali “Green Bond Framework” publicado em setembro de 2019.

Os títulos vinculados a seguros são mecanismos alternativos para a transferência do risco de seguro para investidores institucionais. O valor desses instrumentos depende principalmente da probabilidade de ocorrência dos eventos segurados e o retorno relacionado não está correlacionado com o mercado financeiro.

A Generali é uma das principais patrocinadoras europeias no mercado de títulos vinculados a seguros, tendo patrocinado duas obrigações de risco de catástrofe (Lion I Re, 2014 e Lion II Re, 2017) e uma obrigação de risco de responsabilidade civil de terceiros (Horse Capital I, 2016). O ILS verde é caracterizado pelo investimento de garantias em ativos com impacto ambiental positivo e pela alocação do capital de solvência transferido para iniciativas sustentáveis – como investimentos em ativos verdes e apoio à subscrição de políticas verdes – de acordo com critérios predefinidos de seleção e exclusão.

Cristiano Borean, CFO do Grupo Generali, comentou: “A Estrutura de Títulos Vinculados à Generali Green Insurance é mais um passo em nossa estratégia de sustentabilidade e uma confirmação do compromisso do Grupo nesse sentido. Também demonstra a abordagem inovadora do Grupo para gerenciar capital de acordo com a estratégia Generali 2021 e o compromisso de longo prazo com o mercado de títulos vinculados a seguros”.