Flexdoc fará plataforma de extração e autenticação digital da Caixa

Projeto leva um modelo usado por fintechs para onboarding digital com 54 milhões de documentos validados em dezenas de variáveis simultâneas

A empresa brasileira Flexdoc foi a escolhida para implementar o novo projeto de “Extração de Dados e Validação de Autenticidade Documental”. A iniciativa irá posicionar a Caixa Econômica Federal como um dos bancos mais avançados do país em termos de operações mobile e “omni-channel” do país, e que será utilizado, inclusive, no processo de Onboarding.

O conceito de “onboard digital” define um modelo de operação, normalmente utilizado pelos bancos virtuais puros ou fintechs. Eles empregam exclusivamente documentação por imagem para o cadastramento de clientes ou para a abertura de contas. Uma vez adotado pela empresa ou banco, este mesmo processo passa a valer para a validação das transações de usuários remotos e para o controle antifraude ao longo do ciclo de vida do cliente.

Aprovação do projeto

O projeto da Flexdoc para a Caixa foi conquistado por licitação pública. Envolvendo grandes competidores da área de transformação digital, é o maior já anunciado em sua categoria no sistema financeiro nacional. Além de realizar a captura, extração e checagem de 54 milhões de pacotes de documentos de correntistas ou clientes de crédito, a plataforma da Flexdoc irá habilitar os scanners localizados nas agências da Caixa. Além de milhões de celulares de correntistas (ou de proponentes), a funcionar como instrumentos para a captura e envio de cópias digitais de documentos ou para o preenchimento de formulários eletrônicos sem qualquer necessidade de digitação na ponta ou na retaguarda.

Após admitir os formulários digitais, a plataforma é capaz de checar mais de 30 pontos de verificação sobre a autenticidade dos documentos fotografados, incluindo-se aí a fidedignidade gráfica dos documentos, dados de filiação, endereço e até a assinatura pública de autoridades constantes em Carteiras de Identidade, CNH e outros documentos.

Tecnologia

Na retaguarda do sistema antifraude, a plataforma Flexdoc inclui a confrontação de dados extraídos por celular. Com informações oficiais de dezenas de pontos de checagem e de órgãos como SERPRO, cartórios de protestos, bancos, polícia, prefeituras, tribunais e empresas de risco de crédito.

“Através desse projeto, a Caixa passa a contar com uma estrutura semelhante à das novas CASB (Cloud Access Security Brokers). Que são entidades disruptivas em transações atreladas a cadastro digital e validação de acessos. Com isto, a Caixa terá preenchido todas as exigências técnicas para avançar em canais bancários como redes sociais, SMS e WhatsApp sem a exigência de contatos de apoio presenciais ou telefônicos”, afirma Carlos Flávio de Souza, diretor de Inovação da Flexdoc.