Fórum debate pesquisas e usos clínicos de células-tronco

Evento que inicia nesta sexta-feira, 6, em Campinas (SP), reunirá especialistas da Medicina Regenerativa

Médicos, estudantes de Medicina e demais profissionais de saúde e de Ciências Biológicas estão convidados a participar do Fórum Científico Anadem, que será realizado nos dias 6 e 7 de março (sexta-feira e sábado), em Campinas (SP). Os interessados poderão participar presencialmente ou pela internet, uma vez que as palestras serão transmitidas online.

Com a temática “Medicina Regenerativa: células-tronco mesenquimais obtidas a partir de gordura”, o evento irá reunir especialistas renomados para apresentar e debater avanços e perspectivas em direção à Medicina Regenerativa, das pesquisas de bancada à prática clínica.

O Fórum é realizado pela Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem) em parceria com a R-Crio, empresa de armazenamento e preservação de células-tronco com que a Sociedade acaba de firmar parceria.

“Para a Anadem, é uma excelente oportunidade para mostrar aos associados que trabalhamos em prol dos direitos dos médicos, mas também pelo desenvolvimento da Medicina”, destaca o presidente da entidade, Dr. Raul Canal. Ele, inclusive, palestrará, no primeiro dia do Fórum, sobre a nova prática médica alinhada às expectativas de longevidade e qualidade de vida, incluindo as respectivas responsabilidades e oportunidades.

Células-tronco mesenquimais – provêm do tecido de desenvolvimento inicial do embrião, do tecido do cordão umbilical ou ainda do tecido mole dos dentes adultos, podendo se desenvolver em diversos tipos de tecido, como ósseos, cartilaginosos, adiposos, entre outros. Quando preservadas por meio do congelamento a temperaturas muito baixas (geralmente, – 196 °C), podem ser utilizadas para transplantes por exemplo.

Programação – O Fórum terá palestras com especialistas renomados da Medicina Regenerativa, que trabalham na Cirurgia Plástica, Neurologia, Neurocirurgia, Ortopedia e Odontologia em temas como reabilitação de tecidos moles, de ossos longos, bioengenharia de tecidos e terapia celular da cartilagem e osteoartrite. Entre eles, a Drª Lydia Masako Ferreira (Unifesp), Dr. Roberto Fanganiello (R-Crio), Dr. José Ricardo Ferreira (R-Crio), Dr. Diogo Franco (UFRJ e Universidade de Yale, EUA), Dr. Guilherme Lepski (Universidade de Tübingen, Alemanha), Dr. Roberto Guarniero (USP), Dr. Tiago Lazzaretti (USP), Dr. José Cabral (UFAM, UNINL e Instituto Ivo Pitangy), Drª Daniela Bueno e Drª Daniela Takinawa (ambas do Hospital Sírio Libanês e PROADI-SUS de Bioengenharia de Tecidos).

Serviço

Fórum Científico Anadem
Tema: “Medicina Regenerativa: células-tronco mesenquimais obtidas a partir de gordura”
Data e Horários: sexta-feira (6/3), das 14h às 21h30, e sábado (7/3), das 8h30min às 17h30min
Local: Hotel Meliá Campinas (R. Severo Penteado, nº 140 – Cambuí), Campinas (SP)
Inscrições: neste link.