Companhia consolida presença no País com estratégia focada nas práticas humanas e no conhecimento das tendências e transformações do mercado
Desde que chegou ao Brasil, como parte de um processo de expansão regional da Seguros SURA, que é um dos maiores grupos seguradores da América Latina e uma subsidiária do Grupo SURA que possui investimentos em diversos setores, a Seguros SURA vem construindo sua história no mercado brasileiro e celebra 4 anos no País como uma empresa moderna e estratégica na sua cultura e práticas humanas com um modelo de gestão focado nas pessoas.
“É um orgulho comemorar o sucesso da nossa trajetória no Brasil que vem sendo construída a partir de um modelo de gestão baseado no comportamento humano para gerar valor e atitudes positivas para a empresa e toda a cadeia. É uma alegria ter o reconhecimento de que estamos no caminho certo num momento em que vivemos grandes transformações no mundo e na vida das pessoas”, diz Thomas Batt, CEO da Seguros SURA no Brasil (Foto/Divulgação).
Desde 2016 a companhia vem consolidando sua cultura corporativa e hoje possui uma estrutura de organização flexível que valoriza o desenvolvimento das capacidades das pessoas para fazer negócios com empoderamento, para apoiar e contribuir no dia a dia e nas estratégias da companhia no País.
De acordo com Thomas, os dois primeiros anos da empresa no Brasil foram de transformação: de cultura e práticas humanas com um modelo de gestão focado nas pessoas e do modelo de negócio. Mais de 15 mil horas foram dedicadas às capacitações e aos treinamentos, e muitas rodas de conversa para garantir não só o melhor alinhamento da estratégia, mas também proporcionar a todos a oportunidade de desenvolver um olhar sobre si mesmo, de forma individual e particular, e terem a certeza de que existe um relacionamento de mão dupla com todos os colaboradores.
“As pessoas são essenciais para o nosso negócio. Viabilizamos as condições e ferramentas necessárias para elas se desenvolverem e potencializarem suas competências com o objetivo de tornarem-se pessoas mais conscientes de si mesmo e melhores profissionais”, afirma Batt.
Em 2018, a empresa foi reconhecida em 7º lugar dentre 100 como uma das melhores multinacionais para trabalhar na América Latina, de acordo com Instituto Great Place to Work (GPTW), além de ser a 1ª companhia do setor de seguros do ranking. Em 2019 a Seguros SURA Brasil recebeu o selo do mesmo instituto, o que representa que o time abraçou a estratégia e fortaleceu a cultura da empresa.
Já o processo de transformação do negócio começou com a mudança das estruturas de subscrição e vendas, que passaram a estar sob a mesma gestão para garantir mais agilidade na ponta e a unificação das estruturas de Soluções e Sinistros sob a mesma diretoria, que tornou as áreas ainda mais estratégicas e focadas na transformação do negócio, além de garantir melhor desempenho e maior eficiência nos processos de sinistro.
A segunda etapa foi marcada pelo início do processo de preparação da empresa para crescer de forma exponencial. No primeiro momento um programa envolveu todos os líderes da companhia com o objetivo de garantir o total alinhamento entre as áreas, melhorar a eficiência dos projetos e iniciativas, colaborando para o desenvolvimento da empresa. Foram investidos R﹩30mi em tecnologia e em desenvolvimento de projetos e iniciativas que agregam mais valor a clientes, parceiros e colaboradores.
As iniciativas refletem positivamente nos números da companhia, a começar pelo indicador de prêmio médio por funcionário, que cresceu 41% desde 2015.
Para Batt, um dos pilares que está ajudando a construir a história da companhia no Brasil é a condução dos negócios a partir da gestão de tendências e riscos e uma cultura corporativa vivenciada por todos no dia a dia. “Na Seguros SURA olhamos e planejamos o futuro de acordo com uma metodologia baseada na análise da sociedade, mapeando as tendências para viabilizar a nossa estratégia de entregar bem-estar para as pessoas e competitividade sustentável para as empresas. Uma cultura onde negócio e talento humano são o nosso foco principal”, afirma Thomas.
Expansão e sustentabilidade no dia a dia dos negócios da SURA e seus parceiros
Durante esses 4 anos no Brasil, a Seguros SURA desenvolveu e colocou em prática um novo olhar para auxiliar o parceiro de negócio na gestão do próprio negócio, potencializar sua estratégia de expansão e ampliar a atuação regional através de novas filiais.
Além de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Campinas, Ribeirão Preto, Salvador e Goiânia a empresa passou a ter presença física nas cidades de Londrina, Florianópolis, Sorocaba, Piracicaba, Bauru, São José do Rio Preto e Vitória. Em 2019, as novas unidades de negócio obtiveram um crescimento de 51% comparado com 2018, já representando quase 10% do faturamento da companhia.
Nesta jornada, a Seguros SURA promoveu modelos de capacitação e desenvolvimento para apoiar os parceiros na gestão sustentável dos negócios no Brasil, com dois módulos já realizados: o nacional, com aulas ministradas por especialistas do mercado; e o internacional, onde realizaram uma imersão em tecnologia e inovação no Vale do Silício, Califórnia, EUA, e puderam conhecer novos modelos de negócios de seguros e outros mercados.
Em 2020, a companhia lançou a iniciativa de Mentoria para corretores selecionados, que consiste em aconselhar estrategicamente os parceiros no processo de Transformação digital.
Todas essas iniciativas e a conexão com os principais projetos da empresa contribuíram para o canal corretor atingir o patamar de crescimento histórico de 22% de crescimento médio anual nos últimos anos.
Soluções conectadas com o mundo e com as pessoas
A partir da gestão baseada em tendências e riscos, a Seguros SURA desenvolve soluções desenhadas para as reais necessidades de cada um, gerando assim oportunidades mais estratégicas para os negócios.
No Brasil, as soluções da companhia refletem o posicionamento de uma empresa que está sempre a frente, sendo por exemplo, referência no mais novo segmento do mercado: o de mobilidade, onde já tem o reconhecimento do mercado através das recentes parcerias para Seguro para Bicicletas, Patinetes e Equipamentos Elétricos, e agora também para Carro Elétrico Compartilhado. Algumas parcerias interessantes neste sentido são: Grupo PSA, JAC Motors, BeepBeep, Scoo, Trek Brasil e Pedalla.
Ainda na frente de Mobilidade, a companhia lançou recentemente o Auto Único SURA, uma solução de automóvel para proprietários de veículos com valor de mercado acima de R﹩180 mil. A solução está sendo comercializada no estado de São Paulo, com expectativa de expansão para todo o País. Com serviços diferenciados e uma cobertura exclusiva para a Gestão de Crise Reputacional, que ampara os clientes em momento de sinistros onde pode ocorrer danos morais, a solução foi desenhada pensando no bem-estar do cliente.
Com as novas soluções a expectativa da companhia é crescer respectivamente 15% nos itens de Mobilidade e 154% no Auto Único SURA, até 2022. Neste sentido, Thomas afirma que ao antecipar os cenários, a companhia se prepara para suprir as demandas e necessidades futuras “para entregar soluções e capacidades aos nossos clientes: soluções para resolver problemas e capacidade para potencializar as pessoas e empresas. Temos que entregar o que o cliente quer, o que ele precisa e antecipar o que ele ainda nem sabe que vai precisar”.
Resultados positivos geram boas perspectivas de negócios
No ano passado, a Seguros SURA registrou a produção de R﹩ 793 milhões em prêmios emitidos líquidos no exercício de 2019, e os prêmios ganhos totalizaram R﹩ 740 milhões, sendo os seguros de Transportes, Frota de Automóveis e as soluções comercializadas pelo canal Afinidades os principais portfólios de atuação no Brasil.
Se for observado o crescimento acumulado de 4 anos, a companhia apresenta um crescimento de 17,5% contra 10,5% do mercado em que atua, no mesmo período. Ainda, ao observar o crescimento oriundo do canal Corretor, o percentual é ainda maior, chegando a 22%.
O cenário reflete o desempenho operacional positivo dos negócios da Seguros SURA no País, onde “inovação foi uma das palavras-chave para tornar nossos processos mais eficientes, junto com as novas tecnologias e a capacitação da nossa equipe e parceiros de negócios para impulsionar o crescimento no mercado durante estes quatro anos de presença no Brasil”, diz Thomas.
Atualmente a Seguros SURA conta com mais de 330 colaboradores nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, Vitória, Salvador, Florianópolis, Bauru, Londrina, Piracicaba, São José do Rio Preto e Goiânia e mais de mil parceiros de negócios para atender todo o território nacional com um portfólio de soluções desenhadas para apoiar as pessoas no dia a dia e contribuir com o desenvolvimento do País.