Plataforma investe em soluções de telemetria veicular no Brasil

Mercado de gestão cresce com o aumento das frotas no País

A frota de veículos comerciais tende a crescer cada vez mais no Brasil. De acordo com estudos recentes, são mais de 65,8 milhões de veículos circulando pelo país: 7 milhões comerciais leves, picapes e furgões, 2 milhões de caminhões e 376,5 mil de ônibus.

Diante dessa demanda, o mercado de gestão de frotas também cresce. Por meio da telemetria veicular, tecnologia que permite monitoramento, rastreamento e análise de informações, transportadoras e embarcadoras estão cada vez mais conectadas, seguras e eficientes.

Entre as empresas que apostam nesse mercado está a MiX Telematics, de origem sul-africana e atuando há duas décadas no Brasil. A companhia, que já tem mais de 812 mil veículos com tecnologia embarcada em mais de 120 países, acaba de lançar no mercado brasileiro uma plataforma desenvolvida no país, com soluções criadas especialmente para o mercado interno e diversos segmentos de frotas.

O portal Marketplace foi desenvolvido com base nas necessidades locais e com soluções especiais para nichos específicos, atendendo a diversos segmentos de frotas.

Na plataforma, a MiX Telematics oferece as seguintes soluções:

Jornada de Trabalho: Para atender à lei 13.103/2015, conhecida como Lei da Jornada de Trabalho de Motoristas, foi desenvolvida uma solução que atende empresas de todos os segmentos, as quais precisam seguir, rigorosamente, os pontos abordados na legislação.

A solução de Jornada de Trabalho da MiX Telematics aumenta a segurança dos motoristas, pois controla a fadiga monitorando o tempo de condução contínua e de espera, pausas para refeições, tempo total diário de condução, adicionais noturnos, descansos semanais e interstício diário. Ainda monitora eventos de segurança, como freadas bruscas, acelerações e excesso de velocidade.

Dessa forma, simplifica a operação de todos os envolvidos no transporte e logística, inclusive equipes que atuam nos departamentos de recursos humanos, já que pode ser integrado aos sistemas de folha de pagamento.

MiX Connect: Para unir embarcadores e transportadores com eficiência, foi desenvolvido o MiX Connect. Por meio da solução, empresas de transportes podem se conectar ao sistema de logística de diversos embarcadores. Assim, o transportador pode utilizar os mesmos veículos para atender diferentes embarcadores, espelhando o sinal de acordo com a operação.

As informações coletadas pela MiX (posições e eventos) são enviadas diretamente ao embarcador, permitindo o registro de todas as transações para tomar ações em tempo real, analisar tendências, classificar os transportadores, reduzindo riscos de acidente e tornando a logística mais eficiente. A ferramenta é homologada pela BR Distribuidora e Raízen (Shell) e traz confiabilidade e agilidade nas operações.

Monitoramento de produção: Para a operação de transporte e logística de empresas de commodities, terraplanagem, concreto, mineradoras e agrícolas, foi criada a solução Monitoramento de Produção, que gerencia, em tempo real, a produtividade do veículo ou motorista, por meio de um dashboard que monitora quando o veículo está em movimento, a entrada e o tempo parado em locais cadastrados e eventos do sistema. Assim, aumenta a segurança, otimiza a operação e reduz custos de ociosidade.

Gestão agrícola: criada especialmente para o mercado sucroalcooleiro, a solução fornece informações das frotas que transportam cana de açúcar das plantações até as usinas. Dessa maneira, as empresas podem monitorar a logística da matéria prima, aumentando a economia, sem perder de vista a segurança da operação. A tecnologia MiX Telematics ainda reduz a ociosidade da frota, bem como os custos de manutenção.

A solução automatiza o controle dos KPIs da operação, como: tempo, velocidade média e consumo, tanto da ida, como da volta. Como solução adicional, o motorista pode fazer apontamentos utilizando o tablet automotivo MiX Smart, o que permite maior detalhamento das informações.

MiX Itinerário: a solução atende tanto empresas do setor de transporte de passageiros, quanto de logística e distribuição, gerando relatórios em que o gestor de frota tem especificados os endereços relacionados aos registros de posição dos veículos conectados. O gestor da frota utiliza essas informações para fazer a comparação das rotas trafegadas com as planejadas.

Gestão de passageiros: permite ao gestor da frota automatizar o controle do fretamento, eliminar erros, propiciar maior confiabilidade nos dados de cobrança, otimizar utilização de veículos e rotas, auxiliar no controle de jornada dos empregados e gerar relatórios detalhados.

A tecnologia MiX Telematics ainda permite integração com softwares de RH e de gestão de fretamento.