Executivos de seguradoras serão convidados a dar esclarecimentos na Alesp

Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor aprovou o requerimento de autoria da deputada Leticia Aguiar

Deputada Leticia Aguiar solicitou à Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, da Alesp, para que fossem convidados a comparecerem na Assembleia os representantes das seguradoras para apresentarem informações sobre o direito de escolha do consumidor da oficina que melhor lhe convier em caso de sinistro (avarias do veículo).

Na tarde desta quarta-feira (11), a  Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor aprovou o requerimento nº 026, de 2019, de autoria da deputada Leticia Aguiar, solicitando que se faça convite aos presidentes executivos das seguintes companhias de seguro de automóveis: Porto Seguro, Azul, Bradesco Auto, Mapfre, Zurich, Alfa Seguros, HDI Seguradora, Sulamérica Seguros e Generali Brasil Seguros.

O requerimento teve voto favorável de todos os membros da comissão, logo após a reunião a deputada Leticia Aguiar comemorou a aprovação do requerimento que ajudará a proteger os consumidores. “Importantíssima a aprovação do requerimento para que possamos trazer para a Comissão os representantes das empresas de seguro, foram muitas denúncias de consumidores alertando que há uma situação obscura em relação a compra de peças, ao conserto dos veículos, e muitos consumidores não sabem que eles tem o direito de escolher a sua oficina reparadora de confiança, isso não pode ser uma imposição das seguradoras, pois o consumidor acaba sendo prejudicado.”, declarou.

 

Histórico

Em novembro do ano passado, a Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor teve sua reunião marcada por denúncias contra as seguradoras de veículos. Os membros da comissão ouviram Ângelo José Leite Cardoso Coelho, presidente do Sindicato da Indústria de Funilaria e Pintura do Estado de São Paulo (Sindifupi/SP), e que também compareceu representando a Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços para Excelência da Reparação Automotiva (Abraesa).

A deputada Leticia Aguiar  foi quem convidou os representantes. A época a parlamentar explicou que recebeu denúncias de consumidores que se sentem lesados pelas seguradoras. “Eu quis entender todo esse cenário, pois o consumidor está sendo lesado na questão financeira, assim como o Estado, pois há peças que as seguradoras fornecem que não são tributadas. Temos que garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados, e essa comissão deve ser um importante instrumento para garantir isso na prática”, disse Leticia.