Fundación Mapfre anuncia semifinalistas brasileiros dos Prêmios à Inovação Social

Iniciativa global vai premiar com 30 mil euros soluções com alto potencial de transformação da sociedade


Oito projetos brasileiros disputam, em 2 de abril, a semifinal local da terceira edição dos Prêmios Fundación Mapfre à Inovação Social. A iniciativa internacional vai reconhecer empreendedores que desenvolvem soluções com grande potencial de transformação e impacto social nas categorias Melhora da Saúde e Tecnologia Digital (e-Health); Inovação em Seguros; e Mobilidade Sustentável e Segurança Viária.

“Buscamos iniciativas viáveis e com capacidade de promover a melhoria da qualidade de vida em alta escala. Principalmente em segmentos tão importantes para o progresso da sociedade, como saúde, mobilidade e seguros. Estamos confiantes no potencial das propostas brasileiras semifinalistas”, afirma Fernando Pérez-Serrabona, representante da Fundación Mapfre.

Dos oito projetos nacionais, três serão selecionados para representarem o Brasil na final em Madri (Espanha), em julho, quando disputarão um aporte de 30 mil euros cada um. Até lá, os participantes contam com apoio e orientação para apresentar e desenvolver suas propostas da forma mais eficiente, por meio de mentorias promovidas pelo IE Business School, parceiro acadêmico dos prêmios.

Todos os semifinalistas passam a integrar a Rede INNOVA, uma comunidade criada para geração de ideias inovadoras de maneira colaborativa, propondo alternativas para resolvê-las e impulsioná-las, com troca de conhecimento especializado, apoio mútuo de inovadores do mundo todo e ampliação da exposição das ideias.

Além do Brasil, os Prêmios à Inovação Social têm mais duas semifinais regionais – América Latina e Europa. Em 2020, foram recebidas mais de 230 propostas de pesquisadores, empreendedores, cientistas e estudantes de universidades e escolas de negócios de 26 países. Destes, foram selecionados 26 projetos que participaram das semifinais.

Conheço as categorias e os semifinalistas brasileiros

Melhora da Saúde e Tecnologia Digital (e-Health) – inclui projetos que utilizem tecnologia para promover hábitos de vida mais saudáveis e contribuam com prevenção, tratamento ou atendimento de problemas de saúde.

  • Picksells AC: é um mini-laboratório portátil de baixo custo composto por um equipamento de automação que detecta objetos de infecções em exames de Parasitologia e Sedimentoscopia. Beneficia, principalmente, a população de baixa renda, que tem pouco acesso a exames médicos.
  • Afinando o Cérebro: é uma plataforma digital que ajuda profissionais da saúde, professores e usuários de todas as faixas etárias a estimularem o processamento auditivo no cérebro. Promove o reforço de conexões neurais envolvidas na atenção, memória e compreensão do que se ouve. É voltado para pessoas que apresentam algum grau de transtorno do processamento auditivo central, cujo déficit atinge 20% da população.
  • Robô Laura: é uma plataforma de inteligência artificial que ajuda profissionais da saúde identificarem precocemente pacientes em risco de deterioração clínica (sepse), reduzindo o tempo de internação hospitalar e a taxa de mortalidade. É conectada ao prontuário eletrônico do paciente e, a partir de informações sobre os sinais vitais, demográficos e exames clínicos, gera alertas para a equipe médica.

Inovação em Seguros – destinada a projetos que contribuam para que o seguro cumpra seu papel social de promover a proteção e a tranquilidade da população.

  • Electrowave: Plataforma de baixo custo e fácil instalação que fornece informações sobre a qualidade da energia e anomalias elétricas, ajudando a reduzir o risco de danos elétricos. Hoje, isso acontece em 30% dos casos.
    AiPlates Technologies: é uma plataforma identifica e rastreia veículos roubados que trafegam pelas cidades e envia informações em tempo real às forças policiais por meio de sensores e inteligência artificial. É utilizado também como uma ferramenta preditiva, alertando as autoridades sobre eventos suspeitos em centros urbanos.

Mobilidade Sustentável e Segurança Viária – busca soluções que garantam a mobilidade e a segurança dos grupos mais vulneráveis, como pedestres e ciclistas, e ajuda a reduzir o impacto da poluição nas cidades.

  • Bike Anjo: é uma rede social do ciclista, em que ele pode pedir ajuda para aprender a pedalar, melhorar rotas e seguras ou para ser acompanhado pela rede de ciclistas voluntários, que criam mapas e subsidiam gestões municipais em seu planejamento cicloviário.
  • Guiaderodas: é uma rede colaborativa e gratuita que permite à população em geral -principalmente cadeirantes- verificar e analisar acessibilidade em todos os países. Em 2019, a rede reuniu 200 mil avaliações em 110 países. A empresa também premia as melhores iniciativas em acessibilidade.
  • SOS Call: é um aplicativo para smartphones que detecta colisões veiculares e, em caso de acidentes, comunica em tempo real o serviço de emergência, utilizando a geolocalização, quando o usuário não sabe onde está. O aplicativo recebe dados anônimos de usuários de trânsito e indica melhorias em vias públicas com o objetivo de reduzir acidentes. Além de motoristas e pedestres, essa iniciativa beneficia órgãos públicos que podem reduzir gastos com acidentes e aumentar a qualidade do atendimento pré-hospitalar.

Confira todos os projetos semifinalistas na página pros Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social, neste endereço.