Inovação e tecnologia na maternidade. O que esperar do futuro?

Piwi promove evento com debates e reflexões sobre o futuro das relações humanas e do mercado de trabalho

Em comemoração ao mês das mulheres a corretora de seguros digital Piwi promoveu uma edição especial do Talks nesta quinta (12), em São Paulo. O encontro contou com palestras de Sumaia Thomas, especialista em gestão de carreira com equilíbrio entre maternidade e trabalho e, Ligia Zotini, pensadora e pesquisadora de futuro. Ligia também é fundadora do Voicers e colunista da Você S.A. O momento ainda proporcionou uma experiência de imersão em 5D.

Tudo aconteceu no State, novo hub de inovação da capital paulista. A proposta é compartilhar novas ideias sobre o mercado de seguros e novas tecnologias, além de informações para o desenvolvimento de novas soluções.

Sumaia Thomas, especialista em gestão de carreira com equilíbrio entre maternidade e trabalho
Sumaia Thomas, especialista em gestão de carreira com equilíbrio entre maternidade e trabalho

Sumaia foi a primeira palestrante do dia e falou sobre como a maternidade é vista como um impedimento no avanço das mulheres no mercado de trabalho. Ela apresentou dados e relatos sobre os medos delas ao contar para a empresa sobre a gestação. “No momento mais lindo, em um momento de vida você lida como se fosse morte”, comentou. A especialista também questionou sobre a falta de pensamento de que homens também faltam ao trabalho, ficam doentes, têm pais para cuidar.

Sumaia Thomas contou um pouco sobre sua trajetória e como se tornou consultora de carreira. Ela auxilia empresas a lidarem com a maternidade e explica que é preciso a empresa se posicionar no início da gestação. “É preciso questionar mais sobre os planos delas e de que forma pode ser feita uma transição para a licença maternidade”, comentou. Um e-book especial aborda mais detalhes sobre este assunto. Confira neste endereço.

Como case de sucesso, a palestrante citou o caso do youtuber e empresário Felipe Neto, que anunciou o aumento da licença parental em sua empresa. Isso possibilita que mães e pais possam solicitar o afastamento durante o nascimento e primeiros dias de vida de uma criança. Wagner Bernardo, Head de Experiência da Piwi, contou sobre a experiência da startup. Ao fazer um processo seletivo a candidata escolhida acabou desistindo da oportunidade por ter descoberto a gestação. Em comum acordo, a Piwi decidiu mantê-la na oportunidade, ela foi contratada e, na semana passada entrou em licença maternidade.

O que será de nós com a inovação tecnológica?

Ligia Zotini, pensadora e pesquisadora de futuro
Ligia Zotini, pensadora e pesquisadora de futuro

Com a palestra “Futuro do trabalho ou trabalho do futuro”, Ligia Zotini trouxe ao espaço inovações tecnológicas e o que será do trabalhador no futuro com a inteligência artificial. Algumas profissões podem ser impactadas e muitos não sabem o que pode acontecer com trabalhos repetitivos em um futuro próximo.

A também fundadora do Voicers falou sobre as novas tecnologias do mercado e como cada uma pode facilitar a vida de todos. Uma experiência prática com os convidados possibilitou leituras neurais para medir foco e concentração diante de uma situação de estresse. Outras experiências utilizavam óculos de realidade aumentada com alusão à série de filmes da saga “Star Wars”. “Nós somos a última geração ‘windows’, aquela que pega a internet e as informações pela janela”, finalizou Ligia – entusiasta também das tecnologias espalhadas pelo corpo.