Aplicativo brasileiro vence prêmio de inovação

‘Hey Amigo’, plataforma digital sem fins lucrativos, conecta pacientes em tratamento de longa duração com quem possa prestar auxílio em caronas e acompanhamentos

Sabemi

O App ‘Hey Amigo’, que conecta pacientes de oncologia e reabilitação com voluntários que possam prestar auxílio de forma segura e gratuita, venceu o prêmio de ‘Inovação’ da Sociedade Internacional de Medicina Física e de Reabilitação (ISPRM) durante o último congresso global da entidade realizado em Orlando, Estados Unidos, entre os dias 4 e 9 de março. A ISPRM é uma organização não governamental ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS), presente em 77 países com 35 mil membros.

O acesso universal à saúde – presente nas metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável #3 da ONU – depende tanto da complexa disponibilização dos serviços de saúde quanto da capacidade de cada paciente em chegar a sua unidade de tratamento. Para casos de longa duração, o segundo ponto é sempre um grande desafio e, muitas vezes, o motivo para que o paciente interrompa o tratamento. Para resolver esse latente problema de saúde pública foi criada a plataforma ‘Hey Amigo’. Em sua versão 1.0, é possível solicitar caronas e acompanhamentos em procedimentos médicos.

Para garantir a segurança do usuário, o ecossistema do app – composto por um aplicativo de paciente, um aplicativo de voluntário e um site administrativo – não é aberto ao público em geral. Somente pacientes e voluntários de hospitais e grupos de voluntários, todos com cadastros previamente aprovados dentro da plataforma, têm acesso às funcionalidades do ‘Hey Amigo’.

Como funciona

O ‘Hey Amigo’ é uma ferramenta digital de humanização que contribui para o acesso universal à saúde, auxiliando o paciente de maneira direta e efetiva a realizar seu tratamento de longa duração. A implementação da plataforma consiste em três etapas: 1) instituições interessadas recebem acesso ao site administrativo e passam a divulgar o App internamente para seus membros; 2) membros interessados (pacientes e voluntários) baixam o App e preenchem seus cadastros; 3) as instituições recebem, conferem e aprovam os cadastros pelo site administrativo e liberam o uso do aplicativo.

Impacto

O aplicativo atua na promoção do engajamento de instituições (Hospitais e ONGs) e indivíduos (pacientes e voluntários) para que juntos possam contribuir para o acesso universal à saúde.

Já existem diversos grupos de voluntários e acompanhantes que se revezam e oferecem auxílio aos pacientes na forma de carona. No entanto, a atuação desses grupos geralmente se concentra em torno de uma única instituição hospitalar, fica restrita geograficamente e limitada à disponibilidade de recursos para financiar os enormes custos de transporte.

O ‘Hey Amigo’ traz uma proposta inovadora e inédita, pois permite que o crescimento da base de voluntariado, embora gradual e orgânico, seja, teoricamente, infinito. Por meio do App, voluntários e acompanhantes poderão visualizar as solicitações de pacientes no mapa, o que permite a conexão com aqueles que estão mais próximos.