Drogômetro será testado a partir de abril

O equipamento WipeAlyser, que utiliza saliva para identificar o consumo de substâncias psicotrópicas, como: Cannabis (THC) e derivados, cocaína, crack, anfetaminas e metanfetaminas é não invasivo 

A partir de abril, começam os testes para definir qual modelo de drogômetro será utilizado no país para o combate ao uso de substâncias ilícitas por condutores de veículos automotores nas estradas e ruas do país. Entre os equipamentos que serão avaliados, pelo grupo de estudos coordenado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) e pelas Polícias Rodoviárias de todo o Brasil, está o WipeAlyser.

O equipamento identifica a utilização de drogas por meio da saliva. O índice de acerto do equipamento é de mais de 95%, comprovado inclusive em renomados laboratórios. Entre as substâncias psicotrópicas detectadas estão: Cannabis (THC) e derivados, cocaína, crack, anfetaminas, metanfetaminas e opiáceos.

“O WipeAlyser é pequeno e de fácil manuseio, pois pesa apenas 800 gramas, é simples de utilizar e uma de suas vantagens é que o teste (DrugWipe) é não invasivo, ou seja, para a realização basta apenas encostar a língua nas três tiras de papel reagente e descartáveis, contidas em um cartucho inviolável e, em cinco minutos, os resultados serão visíveis para cada tipo de droga”, explica Rodrigo Silveira, Diretor Comercial da Orbitae, empresa de diagnósticos humanos e forenses.

O executivo acrescenta que o equipamento tem uma impressora incorporada, o que permite que o agente fiscalizador aplique o teste e tenha o resultado impresso nas mãos, sem precisar se deslocar ou envolver outro profissional no processo.

“O aparelho é resistente a pequenas quedas e suporta respingos de água, comuns em ambientes abertos, como rodovias, mineradoras, pátios de movimentação de cargas de veículos e outros, pois possui vedação e laterais emborrachadas. Ele foi desenvolvido pensando principalmente em situações adversas, com as que acontecem em estradas e locais à céu aberto”, comenta.

O uso de drogômetros no trânsito já é adotado em vários países como Austrália, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Chile e Uruguai, entre outros da Europa e Ásia.