4Ps de marketing: O que significam?

Informações corretas garantem sustentabilidade de qualquer negócio

Se você acha que o marketing apenas se resume em estratégias dinâmicas que levam a um grande retorno financeiro e a mais resultados, vamos te mostrar porque ter conceitos e organização são ainda mais importantes antes das estratégias.

Especialmente quando falamos nos 4Ps de marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. Definir e aplicar essas informações podem garantir a sobrevivência sustentável de qualquer empresa.

Afinal, os 4Ps representam a estrutura de uma empresa em tudo que é relacionado ao produto, preço, distribuição e comunicação da marca.

E se você possui um negócio, mas ainda não anotou no papel todos os detalhes sobre seus 4Ps, essa é a hora perfeita para começar seu planejamento!

Com os 4Ps definidos, você também pode criar estratégias mais certeiras, ter uma segmentação adequada, além de diminuir a maior parte dos riscos e garantir um diferencial para sua empresa: o planejamento!

Nesse post, nós vamos explicar o que são os 4Ps, detalhar um pouco mais sobre cada um deles de explicar suas vantagens. Vamos lá?

O que é marketing?

Primeiro de tudo, vamos frisar uma coisa: o marketing não está apenas relacionado com o aumento de vendas.

O marketing é tudo que se relaciona com a satisfação dos clientes, além de melhorar a imagem da marca e a demonstração de qualquer resultado positivo para a empresa.

Além das estratégias, o marketing também se utiliza de conceitos e padrões para gerar valor à marca e satisfazer as necessidades do mercado.

Uma das principais categorias do marketing é o marketing digital, que se baseia em estratégias para atrair, se relacionar e converter potenciais clientes, além de se aproximar mais dos consumidores. Tudo isso pelos meios online!

Em resumo, uma empresa pode utilizar o marketing para diversos objetivos. Uma indústria que fornece resina epóxi, por exemplo, atua com nicho de mercado, ou seja, com uma cartela específica de clientes.

Nesse sentido, se ela estiver com dificuldades em encontrar novos clientes, por exemplo, ela pode utilizar campanhas de marketing digital para segmentar suas propagandas e publicidade por região, comportamento das pessoas, estilos de vida, entre outras diversas categorias!

O que são os 4Ps?

Dentro do marketing, também existe os 4Ps. Também conhecido como Mix de Marketing, eles se baseiam na definição e detalhamento de uma gama de informações necessárias para as estratégias de marketing.

Além disso, são essenciais para qualquer empreendedor conhecer exatamente o que ele está produzindo e vendendo, como ele está distribuindo, a que valor e quais as formas de comunicação ele poderá fazer para ser mais reconhecido e alcançar mais clientes.

Apesar dos 4Ps: produto, preço, praça e promoção serem simples de serem entendidos, há diversas variáveis em cada um deles que muitos gestores ainda não possuem conhecimento.

E por essa razão, vamos ver agora, de forma mais detalhada, sobre cada um do mix de marketing. Continue lendo!

Produto

O primeiro deles é o produto. Aqui, você terá que definir todos os produtos – sem exceção – que sua empresa oferece.

Isso inclui brindes, serviços a parte, e todos os tipos de produtos ou serviços que retornam em forma de capital para sua empresa.

Se você presta algum curso, palestra, ou oferece combos, também anote isso na categoria de produtos.

Além disso, é muito importante que todos os elementos na categoria “produtos” sejam bem claros e detalhados.

Se você fornece equipamento de proteção individual, por exemplo, especifique todos os subprodutos, suas características, embalagens, forma de fabricação, entre outros.

Além disso, também é essencial que ele contenha o preço de fabricação e o prazo que ele leva para ser produzido pela sua empresa.

Preço

Agora, é necessário identificar qual o preço adequado para incluir em cada um dos produtos listado.

Lembre-se: o preço é algo muito importante, e que deve ser analisado de acordo com os fatores internos e externos à empresa.

Por essa razão, verifique essas informações juntamente a um profissional qualificado ou com seu departamento financeiro.

Ao achar o valor mais adequado, defina também o máximo de desconto possível em cada um deles. As informações relacionadas aos descontos devem ser registradas na categoria do preço, e não da promoção (vamos explicar mais a frente o porquê).

Outro fator muito importante para analisar é em relação às formas de pagamento. Analise quais as principais maneiras pelos quais os clientes vão comprar seus produtos ou serviços.

Alguma das opções de pagamento são: débito, crédito, cheque, boleto, pagamento online ou presencial, e até mesmo pode incluir as novas moedas digitais, como o bitcoin, por exemplo.

Praça

Quando falamos em praça, é muito pensamos no local onde vamos estabelecer nossa empresa e vender nossos produtos ou serviços. Mas não é apenas isso!

É necessário também definir todos e quaisquer locais onde o produto será distribuído e vendido. Isso inclui também espaços online, como seu site, por exemplo.

Ou seja, desmembre todos os locais, e também define qual o preço de implementação para que os produtos ou serviços possam ser vendido, como o preço do aluguel do local onde a empresa está situada, por exemplo.

Também é essencial analisar qual o prazo para os produtos serem vendidos. Se você presta serviços de manutenção de aquecedor a gás, por exemplo, estude com clareza quais locais possuem mais ou menos venda.

Promoção

A promoção, ou também chamada comunicação, definirá todos os meios pelo qual a empresa vai se comunicar ou divulgar seu produto ou serviço.

Nessa categoria, você pode incluir se divulgará em suas redes sociais, site, plataformas de venda, ou se fará suas propagandas apenas no espaço físico, por exemplo.

Também analise com atenção por quais canais você vai se comunicar e solucionar as dúvidas dos seus clientes. Um bom canal de divulgação pode permitir que sua empresa tenha mais retorno, além de também transmitir credibilidade aos clientes.

Agora que você já sabe o que é o mix de marketing, o que está esperando para planejar e se destacar no mercado? Gostou do post? Conta pra gente! Nós queremos saber sobre sua opinião.

*Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.