Inteligência artificial: o que é e como as empresas podem lidar com essa tecnologia?

Foco da inteligência artificial é simular o comportamento humano, desenvolvendo diversas habilidades

Se você pensa que no futuro é possível existir robôs e todos os tipos de mecanismos inteligentes, você pode estar mais perto do futuro do que imagina!

Afinal de contas, já é comum as máquinas e equipamentos realizarem a maior parte das atividades do dia a dia das pessoas e das empresas.

A inteligência artificial também é um assunto cada vez mais comentado, pois ela faz parte de uma gama de avanços tecnológicos decorrentes dos últimos anos.

Além disso, ela também está influenciando todos os setores do mundo corporativo, seja ele comércio, indústrias, organizações não governamentais, entre outros.

Se você pensa em montar um negócio, ou quer aplicar a inteligência artificial nos processos da sua empresa, então continue acompanhando esse post.

Nós vamos te explicar melhor sobre o que se trata o conceito, como você pode usar esses benefícios e quais as principais vantagens da inteligência artificial. Vamos lá?

O que é inteligência artificial?

Basicamente, a inteligência artificial, ou apenas AI, pode ser definida como uma nova ciência tecnológica que estuda e desenvolve mecanismos autônomos.

Em outras palavras, a inteligência artificial cria métodos inovadores para fabricar dispositivos que possam realizar tarefas operacionais de maneira inteligente. Isso inclui o processo de raciocinar, perceber, solucionar problemas, entre outros.

Para entendermos melhor, imagine que uma empresa que fabrica resina epóxi, por exemplo, tenha uma linha de montagem para a fabricação do produto.

Por meio da inteligência artificial, vários processos poderão ser substituídos apenas pelas máquinas, equipamentos e dispositivos presentes no local.

Dessa maneira, o trabalho humano pode ser mais direcionado para o lado estratégico e não operacional.

Atualmente, existem diversas atividades existentes nas empresas que são oriundas da inteligência artificial.

Normalmente, a maioria das empresas que utilizam a AI são do ramo industrial, pois possuem mais processos produtivos do que outras empresas, como prestadoras de serviços, por exemplo.

No entanto, uma pesquisa realizada pela Market Wired mostrou que cerca de 62% de todas as organizações já poderão utilizar as novas tecnologias da inteligência artificial em 2018.

Isso mostra como seu crescimento é totalmente constante, e que, em um futuro próximo, a AI fará parte de todos os processos pessoais e profissionais.

Novas tendências inteligência artificial

Agora que já entendemos um pouco sobre o conceito desse ramo da tecnologia, veja abaixo quais as formas mais comuns de encontrarmos a inteligência artificial na vida das empresas e como você também pode aplicá-lo em seu próprio negócio:

Indústria 4.0

Uma das maiores ligações da inteligência artificial é a Indústria 4.0. Afinal, ela é considerada o alicerce de todos os avanços tecnológicos da AI.

Por sua vez, a indústria 4.0 é caracterizada como a “quarta revolução industrial”, pois trouxe a continuação dos avanços das revoluções anteriores.

Por exemplo: a primeira, segunda e terceira revolução industrial revolucionaram o mundo com a criação de eletricidade, linhas de montagem em passa otimizada, e a criação de diversos equipamentos feitos para facilitar a vida das empresas, entre outros.

Já a quarta revolução industrial proporcionou o avanço da AI, a otimização das informações e processos complexos, além de revolucionar também a coleta de dados.

E além disso, a indústria 4.0 também trouxe consigo um novo conceito chamado “internet das coisas”. Quer entender o que ela significa? Continue lendo:

Internet das coisas

A internet das coisas é um processo de desenvolvimento onde máquinas, objetos e veículos, e até mesmo prédios, podem ser capazes de ter uma conexão com a internet.

Assim, esses recursos podem se transformar em sistemas autônomos e integrados entre si. Imagine uma linha de montagem para a fabricação de um equipamento de proteção individual, por exemplo.

Com a inteligência artificial, é possível que todas as máquinas e equipamentos façam o processo de forma autónoma e integrada. Basta apenas conectá-los a internet, e você poderá acessá-los e controlá-los de forma remota e mais otimizada. Incrível, não é mesmo?

Chatbots e assistentes virtuais

Por fim, mais uma tendência – e, desta vez, uma das mais simples de aplicar – da inteligência artificial são os chatbots e assistentes virtuais.

Eles são sistemas que possuem como objetivo se relacionar e solucionar dúvida de pessoas. Provavelmente você já viu em algum site, as abas de assistentes virtuais que ficam disponíveis, normalmente nos cantos inferiores da página, não é mesmo?

Esses chatbots e assistentes disparam mensagens de forma programada e padronizada, para simular uma conversa dinâmica entre as pessoas e clientes.

De forma resumida, se você estiver com alguma dúvida ou questionamento em relação a uma empresa, um dos meios mais simples de solucioná-la é por meio dos chatbots!

Para ter um chatbot em seu site ou aplicativo, você pode contratar uma empresa especializada no ramo e ter um custo variável para sua fabricação. Esse custo vai depender do design, quantidade de informações e personalizações em geral.

Além disso, há muitas empresas que disponibilizam chatbots e assistentes virtuais de forma gratuita. Apenas é necessário deixar que as mesmas divulguem suas marcas em seu site.

De qualquer forma, os chatbots já passaram a ser uma prioridade para os negócios que querem ter excelência no atendimento e se destacar no mercado!

Inteligência artificial em vendas e marketing

Além de tudo que já falamos, ainda temos o avanço da inteligência artificial no ramo de marketing em vendas. Isso mesmo, até mesmo para desenvolver estratégias de marketing, a AI já está inclusa.

Alguns exemplos da aplicação da inteligência artificial é no e-mail marketing, por exemplo. De forma resumida, ele se baseia no disparo programado de e-mails até os leads (potenciais clientes), com o objetivo de se relacionar e atraí-los para a uma compra.

Outro exemplo são as campanhas de marketing. É possível prever diferentes cenários e resultados de forma mais otimizada, pois as tecnologias da inteligência artificial permitem a captação de dados instantâneos.

Agora que já falamos sobre a inteligência artificial, o que você acha de aplicá-la em sua empresa? Gostou do post? Conta pra gente!

*Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.