Brasilprev: como declarar plano de previdência no IRPF 2020

Líder em previdência privada esclarece principais dúvidas no momento de prestar contas à Receita Federal

Desde o último dia 02 de março, é possível fazer a Declaração de Imposto de Renda Ano Base 2019 para a Pessoa Física. A Brasilprev, especialista e líder de mercado de previdência privada, elaborou um guia rápido com as principais dicas para aqueles que possuem um plano de previdência.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre os planos PGBL e VGBL, e é preciso ficar atento para alguns detalhes e cuidados. Atenção: o prazo se encerra às 23h59 de 30 de abril.

O superintendente de Produtos da Brasilprev, Sandro Bonfim, fala da principal dúvida dos participantes: onde e como lançar o PGBL e o VGBL no IRPF 2020. “Quem possui um VGBL deve informar o montante de contribuições feitas até o final do ano base na ficha de Bens e Direitos (código 97). Os rendimentos não devem ser incluídos; por isso use sempre o valor informado no Informe de Rendimentos enviado pela empresa de previdência.”.

Já o PGBL traz um diferencial atrativo para quem declara no modelo Completo e também contribui para o INSS ou regimes próprios de previdência. “Nesse caso, pode deduzir as contribuições da base de cálculo do IR até o limite de 12% da renda bruta anual tributável, sendo que no momento do usufruto do benefício ou do resgate, o IR incide sobre a totalidade (contribuições mais rendimentos). Esse plano deve ser mencionado na ficha de Pagamentos Efetuados (código 36)”, comenta Sandro. Veja abaixo as principais dicas no momento de fazer a declaração:

Abaixo alguns links que também podem ajudar:

•          Site da Receita Federal – Para saber todos os casos de quem deve fazer declaração, clique aqui.

•          Perguntas e Respostas IRPF 2020 – Para acessar as respostas das dúvidas mais frequentes, clique aqui.