Últimas notícias

Revista Seguro Total

Foco Total em Você. Há 20 anos!

Redação
[email protected]

Telefone
+55 (11) 3884-5966

Endereço
Av. Prof. Alfonso Bovero, 562
Pompeia, São Paulo – SP
CEP: 01254-000

Siga nas redes

Novos golpes na internet podem surgir durante isolamento, alerta especialista

Dane Avanzi, especialista em telecomunicações, explica como se manter protegido

Um novo golpe tem aparecido em mensagens de SMS e WhatsApp. O texto alerta para uma suposta promoção da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que oferece um aumento de 7 GB na franquia de dados no celular. A fraude induz as vítimas a clicarem em um link malicioso para receber o bônus, mas acabam tendo seus dados roubados.

Apesar de ainda não haver informações sobre quantas pessoas caíram no golpe, a Anatel já se pronunciou, por meio de um comunicado, ressaltando que não envia links por WhatsApp ou SMS, além de não fazer promoções ou dar prêmios.

O especialista em telecomunicações Dane Avanzi alerta que, com o isolamento da população, devido à pandemia do novo coronavírus, tentativas de fraude como essa podem se tornar mais comuns. “Muitas pessoas estão trabalhando em home-office e já houve muitas reclamações sobre a velocidade da internet. Sabendo disso, a Anatel, de fato, já pediu às operadoras para ampliar a banda larga”, diz o diretor comercial do Grupo Avanzi, que oferece soluções para comunicação corporativa de voz e dados mediante a instalação e licenciamento de Sistemas de Telecomunicações.

Segundo Avanzi, ofertas como essa, mesmo que falsas, são naturalmente chamativas, mas destaca que em tempos de crise e necessidade de internet para fins de trabalho fazem com que as pessoas fiquem ainda mais suscetíveis. “Além disso, a mensagem do golpe é feita para passar credibilidade, para que a pessoa nem suspeite. Por isso, são utilizados logos da Anatel e de outras operadoras de telefonia”, explica o especialista.

A Anatel, ao tomar ciência da tentativa de fraude, deu algumas dicas para que os usuários não se tornem vítimas desse tipo de crime.

Dicas da Anatel

  • Não abra links desconhecidos;
  • Nunca forneça suas informações pessoais em sites e aplicativos que não reconheça;
  • Desconfie de e-mails de desconhecidos e com assuntos apelativos ou alarmantes (Fulano morreu; Veja as fotos proibidas de Sicrana; Como ganhar um milhão sem sair da cama; Sua caixa de correio está lotada);
  • Cuide muito bem das suas senhas;
  • Mantenha atualizados seu sistema, antivírus e firewall;
  • Aceite que todos nós somos vulneráveis e desconfie até da sombra virtual;
  • Caso suspeite de tentativa de golpes ou fraudes, o consumidor pode se informar no site da Anatel. Se for lesado ou se sentir ameaçado, deve registrar ocorrência policial.

De modo geral, o momento, mais do que nunca, é de alerta. Mesmo que essas dicas já estejam muito claras para você, é importante estar atento e ter sempre um pé atrás, recomenda Dane Avanzi. “Desta forma, conseguiremos minimizar os danos provocados pelo isolamento e manter nossas atividades diários na internet, como acessar sites de notícia, trabalhar e consumir entretenimento”, finaliza.

You don't have permission to register