Aplicativo InfraBr auxilia governo a levantar condições de saúde de caminhoneiros

Iniciativa faz parte da campanha de combate ao coronavírus para buscar informações que ajudem na adoção de ações emergenciais em benefício da categoria

Os mais de 2 milhões e meio de caminhoneiros de todo o Brasil contam agora com um importante aliado na luta contra o novo coronavírus. O Ministério da Infraestrutura lançou, no último dia 22, um questionário no aplicativo InfraBR desenvolvido pelo Serpro, para obter informações sobre as condições de saúde e a situação das cargas transportadas pela categoria. O questionário é uma das ações da campanha do governo federal de combate e prevenção do Covid-19 e apoiará o Ministério da Infraestrutura nas ações emergenciais de apoio aos caminhoneiros e de políticas públicas que reduzam os impactos causados no setor de transporte.


Disponível nas lojas App Store e Google Play, o InfraBR pode ser baixado gratuitamente no celular. Ao todo, 15 mil caminhoneiros já possuem o aplicativo em seus dispositivos móveis. Quem já tem o app no celular, basta fazer a atualização. O InfraBR também está disponível no website, acesse clicando aqui.

 

Levantamento

No aplicativo, o questionário levanta as condições de saúde dos caminhoneiros, profissionais que não pararam suas atividades para garantir o abastecimento de produtos nos supermercados, nas farmácias e em outros setores essenciais para a vida do cidadão.


O levantamento tem o objetivo de traçar um perfil dos caminhoneiros e abordar desde a vulnerabilidade do condutor em relação ao Covid-19 – se faz parte de algum grupo de risco, foi diagnosticado com vírus, local e data do exame, até as características da carga – que tipo de carga está transportando, qual a origem, destino e por quais estradas está trafegando. Além disso, faz parte também do questionário perguntas sobre a idade do caminhoneiro, se é autônomo e para qual empresa trabalha.


“Implementamos o questionário no InfraBR em tempo recorde para apoiar o governo no direcionamento de esforços e de recursos disponível em benefício dos caminhoneiros neste momento crítico provocado pelo coronavírus. O aplicativo InfraBR está em evolução constante e é a plataforma digital de comunicação entre governo e caminhoneiros, onde serão centralizadas todas informações de interesse da categoria”, destacou a consultora de negócio Transporte Portuário e Aquaviário do Serpro, Caroline Almeida.

 

Plataforma digital

O InfraBr Caminhoneiro é um aplicativo gratuito desenvolvido e mantido pelo Serpro para o Ministério da Infraestrutura em outubro de 2019. Por enquanto, o InfraBR disponibiliza calculadora de frete, linhas de crédito para os caminhoneiros e assistência à saúde e qualificação profissional para os trabalhadores do transporte de forma geral. Esse último é oferecido pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), parceiro do Serpro e do Ministério.


Além disso, também são oferecidos no InfraBR diversos serviços do SEST SENAT, como a localização de suas 155 unidades para atender aos trabalhadores do transporte; serviços de saúde e de qualidade de vida oferecidos a esses profissionais; informações sobre cursos presenciais e acesso a cursos a distância para capacitação. No aplicativo, também é possível ter acesso à carteirinha digital do SEST SENAT e aos certificados dos cursos realizados.


Nas próximas entregas, estão previstas novas ações de combate ao Covid-19, tais como informações sobre restaurantes abertos nas rodovias, serviços de apoio médico para medição de temperatura e distribuição de kit higiene, além de serviços gerais, como borracharias e mecânicas.

 

No intuito de continuar avançando no objetivo de facilitar o dia a dia do caminhoneiro, o InfraBR também disponibilizará novas funcionalidades, como o controle do diesel, gerenciamento das viagens, gestão da manutenção do caminhão,  alertas sobre exame toxicológico. checagem e avaliação das condições das rodovias e informações sobre pontos de parada e descanso, além de ambiente integrado às forças policiais para situações de emergência.