Iniciativa, que auxilia na prevenção ao coronavírus, acontece por videoconferência e tem adesão crescente de pacientes
A Elevel, startup focada em ortodontia digital por meio de tratamento com alinhadores transparentes, inicia um procedimento de pré-diagnóstico ortodôntico inédito no país. Por meio dessa nova alternativa, os pacientes podem fazer sua primeira avaliação à distância, por videoconferência. O novo protocolo, que visa oferecer mais conforto e comodidade aos usuários, surge como uma forma de colaborar com a precaução à disseminação do coronavírus, eliminando a necessidade de deslocamento de dentistas e pacientes.
Yara de Souza Barreto, ortodontista da Elevel envolvida no desenvolvimento do projeto, explica que todo o procedimento se dá de forma colaborativa. “Desenvolvemos uma série de manobras que o paciente faz com o auxílio das mãos e dos dedos, que nos permite verificar toda a sua arcada dentária, se há má oclusão ou outro tipo de problema. Antes de começar, orientamos sobre todos os procedimentos de assepsia das mãos e da boca”, explica.
Após a avaliação, o paciente recebe uma explicação e uma demonstração sobre o produto. Em seguida, ele confere, por meio do software de avaliação, como serão as etapas e todo o processo de tratamento. Ao final, são demonstradas as imagens da situação atual, cada fase do processo corretivo e uma previsão do resultado, exatamente o processo que acontecerá com ele caso queira iniciar o tratamento.
“Nos Estados Unidos já há um procedimento parecido, feito por meio de fotos captadas e enviadas por um aplicativo. Estudamos o processo e verificamos ser possível melhorá-lo ainda mais utilizando a videoconferência, que permite conversar com o paciente, compartilhar telas e, por ser feito em tempo real, fazer eventuais correções das manobras bucais, diferentemente do processo realizado apenas com utilização de fotografias”, explica Hilton Almeida, sócio fundador da Elevel.
A empresa está preparada para fazer até 40 pré-avaliações por dia. Os clientes vêm aprovando a iniciativa, tanto que, já na primeira semana, foram realizados mais de 20 pré-diagnósticos e todos os dias os agendamentos crescem.
Uma das primeiras pacientes a utilizar a pré-avaliação, Gilmara da Silva Dias, que busca tratamento para correção da mordida e um problema de reabsorção óssea, considerou o método bastante inovador. “Fiquei positivamente surpresa ao constatar como o procedimento é prático e totalmente viável. Foi possível fazer uma avaliação e um diagnóstico completo do meu caso. Pude entender melhor o problema a ser resolvido e visualizar as etapas do processo”, afirma.
Esta também foi a impressão de Daniel Koji Ito, que busca tratamento para correção na mordida. “Essa inciativa é muito interessante, tanto nesse momento de preocupação com o coronavírus que estamos vivenciando, quanto em períodos de normalidade, pois permite ganhar tempo, sendo muito eficaz para uma metrópole como São Paulo, onde o deslocamento muitas vezes é complicado e demorado”, pontua. Daniel considera os alinhadores transparentes a melhor opção para tratamento ortodôntico. “Além de reduzir o tempo de tratamento, ser melhor esteticamente, já que o aparelho é quase imperceptível, possibilita boa higienização, já que é possível retirar o alinhador para limpá-lo e escovar os dentes”, explica.
Agendamento
A Elevel criou um canal específico para o agendamento de pré-avaliação à distância em seu site, que pode ser acessado neste endereço. As sessões podem ser agendadas de segunda a sexta-feira, entre 9h30min e 18h30min.
A partir da definição de data e horário, o paciente recebe um link por e-mail para acessar a sala de videoconferência, bastando depois, clicar no mesmo para começar o procedimento com o dentista. Todo o procedimento é 100% online e dura cerca de 30 minutos.
Para realizar o pré-diagnóstico, o paciente precisa apenas contar com sinal de internet e um celular ou computador com câmera. Ao final do procedimento, o usuário é informado sobre o tipo de alinhador a ser utilizado, quanto tempo durará o tratamento e o orçamento. Nas situações em que o caso é mais complexo, o cliente é informado que será necessário fazer uma análise mais detalhada, somente feita em clínica.