Aplicação da inteligência artificial na indústria

Vamos acompanhar as transformações nos processos contínuos. Ficou curioso? Acompanhe!

A inteligência artificial surgiu para revolucionar os setores industriais. Afinal, com o cenário atual da aplicação da indústria 4.0, alguns princípios importantes passaram a ser seguidos.

A automação de processos, a integração de sistemas, manufatura inteligente, robotização, são elementos fundamentais para desenvolver estratégias no setor industrial.

Além disso, podemos mencionar a inteligência artificial (IA) como uma das ferramentas mais visadas para automatizar processos, tarefas e executar atividades que exigem mais precisão e cuidado.

A IA é uma tecnologia que simula o comportamento humano, permitindo a capacidade de raciocínio, agilidade e percepção. Basicamente, a inteligência artificial segue os padrões estabelecidos por humanos.

Por isso, o uso da inteligência artificial vem sendo ampliado na indústria e os estudos para continuar melhorando essa tecnologia são cada vez mais constantes. Para você entender melhor como funciona a IA na prática, separamos 5 aplicações dela na indústria. Veja!

Processos da inteligência artificial

Como mencionamos anteriormente, a realidade das indústrias, tem sofrido constantes mudanças por conta do desenvolvimento da inteligência artificial. Nesse sentido, vamos acompanhar as transformações nos processos contínuos. Ficou curioso? Acompanhe!

1. Supply chain

Supply chain, mais conhecido como gerenciamento da cadeia de suprimentos, engloba todo o processo de logística de produção e materiais.

Essa ferramenta inclui a identificação de possíveis demandas, que se tornam mais efetivas com o auxílio da IA. Dessa forma, é muito mais simples tomar decisões assertivas, podendo evitar desperdícios e gastos desnecessários.

Por exemplo: a máquina identifica a falta de um molde de injeção plástica. Dessa maneira, o responsável consegue analisar a quantidade de material para suprir essa demanda.

Essas inovações acontecem por meio do aprendizado da máquina. Basicamente, o software realiza a automatização da manutenção preditiva, ou seja, identifica os danos nas peças sem a necessidade da análise humana.

2. Gestão de colaboradores

O departamento de recursos humanos pode ser muito mais elaborado com a inteligência artificial. Com a utilização do Big Data, é possível armazenar um grande número de informações, além de identificar padrões humanos a partir de análises mais complexas.

Nesse sentido, a ferramenta poderia auxiliar na hora de traçar o perfil de um candidato, por exemplo. Além disso, as tarefas diárias do RH também passaram a ser otimizadas, já que possibilitou a redução de processos realizados manualmente e, consequentemente, diminuiu o número de falhas.

3. Manutenção preditiva

A manutenção preditiva é o conceito que caracteriza um modelo estatístico, composto pela coleta de dados. Com essas informações, é possível analisar os padrões e tendências das máquinas de uma indústria.

O software também pode contribuir na organização das manutenções periódicas. A análise de dados e a identificação de padrões, que mencionamos anteriormente, também são processos fundamentais para identificar o momento da manutenção de chiller, por exemplo.

Dessa forma, uma empresa que estabelece padrões de otimização no que diz respeito a qualidade das máquinas, diminui os custos com a produtividade e aumenta a efetividade dos processos internos em geral.

4. Qualificação da mão de obra

Muita gente ainda acredita que as máquinas vão substituir o trabalho humano. As pessoas pensam que as tarefas realizadas por robôs, por exemplo, são responsáveis pela redução dos postos de trabalho.

Entretanto, essa ideia está completamente equivocada: os dispositivos da IA, podem, como um todo, otimizar a participação manual no processo produtivo. As máquinas tem como objetivo auxiliar a execução de uma placa de circuito impresso dupla face, por exemplo, e não tomá-la para si.

Afinal, a implementação dessas tecnologias em cada setor, a otimização nos processos cotidianos e o gerenciamento dessas máquinas inteligentes, dependem, essencialmente, de um profissional qualificado.

Conclusão

Como vimos, a inteligência artificial vem ganhando cada vez mais espaço na indústria. Atualmente, quase todos os setores de uma empresa, podem contar com as vantagens dessa ferramenta.

Se este post esclareceu as suas dúvidas sobre a inteligência artificial, não deixe de compartilhar com os seus amigos e fazer com que as pessoas também conheçam esse conceito!

*Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌