Como aumentar a produtividade industrial?

Separamos algumas dicas para aumentar a produtividade industrial. Quer saber mais? Acompanhe!

O sonho de todo gestor é aumentar a produtividade industrial, não é mesmo? Contudo, ao contrário do que muita gente pensa, não é preciso grandes investimentos para melhorar a capacidade da produção.

Na verdade, há algumas técnicas bem simples que passam despercebidas com a correria do dia a dia, mas que podem influenciar significativamente nos resultados de uma empresa.

Inclusive, a maioria dessas táticas tem como objetivo reduzir o tempo ocioso e garantir que a produção seja eficiente, usando os mesmos recursos e eliminando os desperdícios.

Entretanto, para alcançar esse objetivo, é fundamental elaborar um planejamento de metas. Isso leva tempo e dedicação. Por isso, separamos algumas dicas para aumentar a produtividade industrial. Quer saber mais? Acompanhe!

5 dicas para aumentar a produtividade industrial

Para se ter uma ideia, a indústria brasileira já vem registrando um aumento na produtividade. De acordo com a CNI, o crescimento foi de 4,5% apenas em 2017.

Quer fazer parte desse índice? Confira os 5 fatores que podem elevar a produtividade industrial. Vamos lá?!

1. Invista em capacitação

Os seus colaboradores são a chave para alcançar o sucesso da sua indústria. Por isso, invista em treinamentos, workshops e cursos para que eles estejam sempre atualizados e capacitados para desenvolver as suas atividades.

Além disso, é importante pensar em adotar alguma política de benefícios para motivá-los. Nesse sentido, você pode desenvolver ações para fornecer cesta básica de alimentos, descontos em academias e cinemas, acesso a clubes de esportes, entre outros.

Essa é uma ótima estratégia para que os colaboradores se sintam mais motivados e, consequentemente, executem suas tarefas diárias com mais facilidade e rapidez.

2. Inove

É preciso analisar todo o ciclo de produção do seu produto para identificar possíveis gargalos que possam comprometer a qualidade da sua indústria. Nesse sentido, abandone os meios tradicionais e incentive os colaboradores a buscar soluções inovadoras.

Além disso, é fundamental ficar atento a sinais, podemos citar alguns aspectos encontrados em:

  • Uma máquina que não acompanha o mesmo volume produtivo das demais;
  • Uma etapa extra que compromete as restantes;
  • As placas de sinalização que não desempenham mais o seu papel de informar;
  • Um processo de entrega de mercadoria que costuma atrasar.

Após identificar os gargalos, faça com que sua equipe pense em soluções mais flexíveis para que eles apliquem na prática os cursos de capacitação que mencionamos anteriormente.

3. Cuidado com as metas

Por mais que o objetivo seja aumentar a produtividade, lembre-se que criar metas impossíveis pode apresentar um efeito reverso.

Nesse sentido, uma vez que você cobra muito da sua produção, automaticamente a equipe passa a sentir a sobrecarga de trabalho e, consequentemente, realiza as atividades desmotivados.

Portanto, uma boa dica é pensar em metas desafiadoras, que façam com que os colaboradores explorem o seu potencial. Nesse momento, investir na política de bonificação, estimula uma equipe cada vez melhor.

4. Invista em tecnologia

Com as transformações tecnológicas, temos disponível no mercado um conjunto de tecnologias que prometem auxiliar nos processos manuais, otimizarem tarefas que exigem esforços mais precisos e acabar com qualquer dor vinda da produção.

E, quando falamos em aumentar a produtividade industrial, os softwares de monitoramento são ótimas alternativas. A inteligência artificial, o ERP, o chatbots são fundamentais para controlar até mesmo um estoque de espuma laminada.

Nesse momento, cabe ao empregador, identificar a melhor alternativa para a necessidade e ambiente de trabalho.

5. Cuide da comunicação interna

É muito comum que a comunicação interna seja cheia de ruídos e instabilidade. As atividades não batem, a gestão dos processos fica comprometida e a produção é afetada com a baixa produtividade.

Para impedir que esse tipo de situação aconteça, garante que tudo esteja alinhado e claro entre os colaboradores. Se for preciso, invista em orientações e treinamentos.

Preparado para aumentar a produtividade industrial?

As dicas acima ajudam a aumentar a produtividade industrial. Entretanto, é preciso um bom planejamento para colocá-las em prática.

Talvez, alguma delas podem pedir uma reformulação durante os processos da empresa, levando inclusive a alterações na cultura interna. Com isso, é fundamental preparar a organização para gerir os riscos e identificar as oportunidades.

Agora que você já sabe como aumentar a produtividade industrial, que tal colocar as dicas em prática?

*Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌