Decoração com luzes: aplique essa ideia no seu evento

Falta de atenção para este quesito pode acarretar em um grande problema durante uma festa

Vamos ser sinceros: produzir um evento não é nada fácil, não é mesmo? Você precisa pensar em tudo, em cada acabamento. Por este motivo sua cabeça não descansa nunca, está sempre pensando em novo elementos e como implementá-los.

De modo geral, você precisa considerar o local, as pessoas que serão convidadas, o formato do convite, etc. Tudo isso é fundamental, até porque sem isso não tem o primordial: o evento em si.

Agora, você parou para pensar, em algum momento, na luz que será utilizada? Não se engane ou ache que não é importante pensar nisso viu? A iluminação para eventos é um elemento muito fundamental e não pode ficar em segundo plano. Pelo contrário, quanto antes for resolvido, melhor e menos dor de cabeça.

A realidade dentro do cenário de preparação de eventos é que, em muitas ocasiões, as pessoas deixam a iluminação totalmente de lado, mas é necessário prestar atenção a esse quesito, porque ele pode acarretar em um grande problema durante a festa.

Imagina comigo: você preparou e organizou um evento lindo, bem decorado e com uma apresentação interessante mas, na hora de recepcionar os convidados e ao cair da noite, o local fica totalmente escuro. A consequência disso é uma só: O evento será prejudicado, bem como os artistas e o próprio público.

Pensando nisso, produzimos um conteúdo bem interessante sobre como utilizar a iluminação e quais são suas alternativas em relação a isso. Opções não faltam, viu? Está preparado e curioso? Então vamos lá!

É fundamental o conhecimento do espaço e energia disponibilizada no local

A verdade é que você não pode sair fechando acordos e contratos sem antes saber como é o espaço que alugará para o evento. Por este motivo, é importante atentar-se para o ambiente e o tipo de energia disponibilizado.

Nesse sentido, é fundamental que você verifique se o local permite colocar novos equipamentos de iluminação e se a energia dará conta de todos os aparelhos a serem implantados, evitando um “apagão”.

Pense só no problemão que seria se, ao organizar um evento para a empresa de lona de caminhão de lançamento de uma linha nova de produtos, os equipamentos de iluminação sobrecarregam e explodem, deixando o local inteiro escuro. Não seria nada interessante, não é mesmo?

Saiba bem o estilo do evento

Segundos antes de definir qual a melhor iluminação e quais serão utilizadas, esse é o momento de pensar no estilo do evento a ser realizado. Isso porque, é a partir disso que você vai ter como reter diversas informações e conseguir, assim, tomar as melhores decisões para seu evento, inclusive em relação à iluminação.

Dentro desse cenário, é fundamental que você tenha sempre em mente que a iluminação deve criar uma atmosfera especial e impactante. Por isso, se o evento tem um caráter romântico, a iluminação deve ser mais fraca, como uma meia-luz. Agora, se for algo mais empresarial, como a inauguração de uma empresa de aluguel de compressor, a luz precisa ser mais intensa e de classe.

De modo geral, é importante considerar o estilo do evento. Isso porque ele fará com que cada festa tenha um formato diferenciado e que os convidados se sintam confortáveis no local.

Trabalhe com o ajuste da decoração

Depois de ter entrando em um consenso de como será o estilo do seu evento, é importante, também analisar e ajudar a decoração. Isso porque ela faz total diferença quando relacionada a iluminação. Ou seja, ela não deve ficar totalmente contrastante, a não ser que essa seja a ideia desejada.

Feito isso, é importante que você saiba verificar como a iluminação pode alterar sobre cada elemento decorativo, considerando o material com o qual o produto é fabricado. É muito simples, pensa comigo: materiais fabricados em vidro, metal ou que sejam espelhados podem apresentar um resultado diferente na iluminação, não é mesmo?

Depois de ter feito tudo isso, basta ter em mente que a iluminação pode ser utilizada como um elemento decorativo, especialmente nas paredes, que ficam geralmente vazias. Pensa só que bacana! Fazendo isso, você consegue economizar, já que não é necessário comprar ou alugar quadros, por exemplo.

Saiba onde localizar a iluminação

Quando pensamos em utilizar a iluminação, idealizamos que ele tenha um efeito esperado no ambiente, não é mesmo? Para que isso aconteça, no entanto, é primordial que os equipamentos estejam bem localizados.

É importante que você desenvolva um planejamento sobre como será a dinâmica no ambiente, verificando o posicionamento dos objetivos decorativos, como quadros, vasos, arranjos de flores etc.

Trabalhe com a integração das luzes com a sonorização

Vamos deixar algo claro por aqui: é fundamental ter a ciência de que todo e qualquer evento tem um som, certo? Bom, com isso é importante que a iluminação esteja bem integrada a esse elemento. Por isso, é preciso ter bem definidos quais tipos de músicas vão tocar no evento e adequar a iluminação a elas, causando um efeito agradável para os convidados.

Pensa comigo por um instante: se a festa for bem agitada voltada ao mercado empresarial, como a comemoração de 20 anos da empresa de estação de tratamento de água, a iluminação pode ser bastante colorida. Já se a ideia do evento é ser mais calmo e tocar músicas mais tranquilas, a iluminação indireta é uma boa escolha.

Escolha e trabalhe com os melhores equipamentos

A verdade é que você pode contar com tudo o que foi citado acima, porém se os equipamentos não forem de qualidade nada vai sair como você planejou. Ele pode quebrar, parar de funcionar ou não ter o resultado que você pensou inicialmente.

De modo geral, é importante salientar que uma boa iluminação também passa pela aquisição ou locação de equipamentos de boa qualidade. Considera-se também a diversidade de formas, tamanhos e modelos, o que pode ocasionar diferentes resultados na iluminação para eventos.

É importante que você corra dos contratempos, eles podem te trazer uma grande dor de cabeça, viu? Então, certifique-se de que o fornecedor tem boa qualidade e é confiável. Não deixe as coisas darem errado para correr atrás de novos equipamentos. Por isso já conte com equipamentos extras, para que, se algum deles falhar, a iluminação não fique prejudicada.

*Este conteúdo foi produzido por Iago Martins, criador de conteúdo do Soluções Industriais.